Siga o OTD

Basquete

AO VIVO: assista à rodada de hoje do NBB

Acompanhe agora em tempo real aos jogos do Novo Basquete Brasil, que conta com os 16 melhores times do basquete nacional

NBB ao vivo basquete
Temporada conta com 16 times brigando pela taça (twitter/nbb)

NBB: acompanhe jogos da elite do basquete maculino

JOGOS DE HOJE

DataEventoTempo/Resultado

+ Confira a tabela atualizada do campeonato

Acompanhe ao vivo os jogos da temporada 2020/2021 do NBB, o Novo Basquete Brasil. Ao todo são 16 times na disputa do título: Basquete Cearense (CE), Bauru Basket (SP), Brasília Basquete (DF), Campo Mourão Basquete (PR), Caxias do Sul Basquete (RS), Cerrado Basquete (DF), Paulistano (SP), Flamengo (RJ), Pinheiros (SP), Minas Tênis Clube (MG), Mogi Basquete (SP), Pato Basquete (PR), São Paulo (SP), Sesi Franca (SP), Corinthians (SP) e Unifacisa (PB).

“É uma alegria imensa definir a nova temporada do NBB com as mesmas 16 equipes, principalmente, após uma pandemia que colocou muitas dúvidas no cenário esportivo brasileiro”, afirmou o presidente da LNB, Nilo Guimarães.

NBB ao vivo basquete
Bola de protesto contra o racismo (twitter/NBB)

Dois clubes associados e que disputaram o NBB passado, Rio Claro Basquete (SP) e Botafogo (RJ) não estão na atual temporada, mas mantiveram as respectivas associações com a Liga.

O time de Rio Claro optou por não participar do campeonato nacional e pediu o afastamento. Já o clube carioca não conseguiu cumprir com todas as exigências necessárias e, assim, passou pela votação dos clubes membros do Conselho de Administração e dos representantes da Associação dos Atletas, que votaram pelo licenciamento do Botafogo a partir desta temporada.

Dessa maneira, Botafogo, Rio Claro e também o São José já podem retornar para a disputa da temporada 2021/2022 do NBB, caso cumpram com todas as solicitações do regulamento da competição vigente. O Estatuto da LNB prevê que essa licença pode durar até dois anos.

Sistema de disputa

O sistema de disputa do NBB 2020/2021, definido pelo Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB), é o mesmo da temporada anterior, com uma úniva novidade.

O primeiro turno inteiro será realizado em etapas sediadas. Esse modelo colocará um grupo de times se enfrentando entre si numa mesma cidade, o que permitirá um maior controle dos protocolos de saúde e uma diminuição na logística das equipes nessa primeira fase do campeonato.

Já o formato de sedes do segundo turno segue em aberto e dependerá do cenário da pandemia no país. Caso o sistema volte ao convencional, com jogos nos ginásios de cada clube, será realizado um sorteio para definir quem será o mandante em cada confronto.

NBB ao vivo basquete
(twitter/NBB)

Assim como nas temporadas anteriores, os 12 primeiros colocados da fase de classificação avançarão aos playoffs, que terão oitavas, quartas, semi e final.

Pandemia

No início da pandemia, foi criada uma Equipe Multidisciplinar da LNB, que é formada por médicos, preparadores físicos, técnicos e atletas dos clubes do NBB para avaliar periodicamente o cenário da pandemia no país e guiar as decisões referentes ao campeonato.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports. Acompanhe ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia!

Mais em Basquete