Siga o OTD

Basquete

Flamengo derrota Fortaleza e segue invicto no NBB

Fora de casa, Flamengo controla equipe do Fortaleza e vence por 82 a 69

flamengo fortaleza nbb
Flamengo vence a segunda seguida no NBB (Marcelo Cortes / Flamengo)

Em encontro de vencedores na primeira rodada, o Flamengo levou a melhor sobre Fortaleza pela segunda rodada do NBB. O time carioca só ficou atrás nos primeiros minutos do jogo, controlou o adversário e venceu por 82 a 69 nesta quinta-feira (12).

Forte candidato ao título, o Flamengo teve dois jogadores com 14 pontos marcados. Chuzito foi muito bem nas bolas de três (4/9), enquanto Hettsheimeir fez um pouco de tudo e quase ficou com um duplo-duplo (14 pontos e 9 rebotes).

Confira aqui a tabela do primeiro turno

Já o Fortaleza teve o cestinha da partida. O armador norte-americano Holloway anotou 23 pontos, mas não conseguiu ser constante durante toda a partida.

Olivinha foi decisivo nos minutos finais (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)

O jogo

O primeiro quarto começou com o Fortaleza abrindo quatro pontos na frente. Mas o Flamengo respondeu logo e converteu uma cesta de três de Hettsheimeir. Após ficar atrás no placar durante alguns minutos, o time carioca passou a frente com duas bolas de três de Chuzito Gonzáles. Com a virada no marcador, a equipe rubro-negra fechou o período na frente por 27 a 18.

No início do segundo quarto, o jogo ficou bastante truncado e com uma disputa intensa pela posse de bola. A equipe do Fortaleza ajustou a defesa e dificultou as jogadas de ataque do Flamengo, que cometeu alguns erros. Nos cinco minutos finais, o time cearense cresceu na partida e encostou no placar. Mas o Fla reagiu rapidamente e voltou a abrir diferença no marcador.

Na volta do intervalo, Chuzito mostrou que realmente estava com a mão calibrada e acertou mais uma bola de três. O técnico Gustavo de Conti colocou três pivôs em quadra, e com isso, o time rubro-negro teve mais facilidade para executar as jogadas de penetração no garrafão. Chuzito continuava se destacando na partida com seus arremessos precisos de três pontos. Com tranquilidade, o Flamengo foi trabalhando a bola e convertendo seus pontos até o fim do terceiro quarto: 64 a 49.

No último quarto, logo no primeiro minuto, Balbi acertou uma bola de três. O Fortaleza, por sua vez, voltou mais ligado e conseguiu cortar a diferença para oito pontos, ligando o sinal de alerta na equipe rubro-negra. Faltando três minutos para terminar o jogo, a vantagem era de apenas seis pontos. Com dois armadores em quadra, Yago e Balbi, o rubro-negro reagiu e segurou a reação do adversário.

O NBB 2020/21

A temporada 2020/21 do NBB contará com 16 equipes na disputa. Zopone/Gocil Bauru Basket (SP), Brasília Basquete (DF), VipTech Campo Mourão (PR), KTO/Caxias do Sul Basquete (RS), Cerrado Basquete (DF), Corinthians (SP), Flamengo (RJ), Fortaleza Basquete Cearense (CE), Sesi Franca Basquete (SP), Minas Tênis Clube (MG), Mogi das Cruzes Basquete (SP), Paulistano/Corpore (SP), Pato Basquete (PR), EC Pinheiros (SP), São Paulo FC (SP) e Unifacisa (PB).

Por conta do coronavírus, a competição será disputada em sete sedes, para diminuir a quantidade de viagens das equipes pelo país. O torneio tem seu início marcado para 10 de novembro. 

As sete sedes serão Ginásio Maracanãzinho (Rio de Janeiro), Ginásio Antonio Prado Jr. (CA Paulistano), Ginásio do Morumbi (São Paulo FC), Ginásio Prof. Hugo Ramos (Mogi das Cruzes), Ginásio Wlamir Marques (Corinthians), Ginásio Henrique Villaboim (EC Pinheiros) Ginásio da IESPLAN (Brasília-DF).

As escolhas das sedes 

Para decidir quais seriam as sedes dos jogos no primeiro turno, o Conselho de Administração do NBB tomou a decisão de realizar as sedes em capitais do Brasil para evitar os longos deslocamentos terrestres para cidades do interior ou cidades que não tenham aeroportos, por exemplo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK 

Não existe uma quantidade de partidas pré-definida por sedes. Para a decisão do calendário, foi levada em consideração a administração de logística das equipes e também às disponibilidades dos ginásios de cada sede. Por isso, será comum existirem sedes com sequências maiores de jogos e outras mais curtas.

A decisão do formato do segundo turno ainda está indefinido. Isso porque o NBB e as equipes vão aguardar a situação da pandemia no país e o andamento dos jogos no sistema de sedes fixas. Com isso, uma nova reunião entre a liga e os times está agendada para 8 de dezembro de 2020 para reavaliação do cenário. 

O segundo turno 

Caso seja escolhido a manutenção do sistema de sedes fixas, os jogos serão definidos usando o mesmo critério, a administração de logística das equipes e também às disponibilidades dos ginásios de cada sede. 

O segundo turno começará após a realização da Copa Super 8, que acontecerá entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2021. O torneio reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB para uma disputa de mata-mata. O campeão terá uma vaga garantida na Basketball Champions League de 2022.

Mais em Basquete