Siga o OTD

Basquete

Flamengo amassa o Minas na estreia do NBB

Pelo placar de , Fla domina as ações e sobra diante do Minas, que ainda irá reforçar o elenco ao longo da temporada

flamengo minas nbb
Marquinhos comanda vitória do Fla sobre o Minas no NBB (Foto: Maarcelo Cortes / Flamengo)

Nessa terça-feira (10), começou a temporada 2020/21 do NBB. E no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o Flamengo provou que vem forte para brigar por mais um título. Com o placar de 102 a 68, o time carioca passou fácil pelo Minas Tênis Clube.

O cestinha rubro-negro na partida foi Marquinhos com 16 pontos. Hettsheimeir contribuiu com 15, Chuzito 13, Balbi 11 e Léo Demétrio mais 13 pontos.

Pelo lado do Minas, JP Batista fez 14 pontos, Davi 12, Rafa Moreira 11 e Gui Santos 10.

O primeiro quarto foi o único equilibrado. No restante, só deu Flamengo. E o time carioca não aliviou mesmo com muita vantagem no restante da partida.

+ Confira a tabela da competição

O jogo

O primeiro quarto começou bastante equilibrado, com os dois times trocando pontos. Chuzito Gonzáles fez a primeira cesta de três do Flamengo na partida. Com a defesa encaixada, o time forçava os erros do Minas e aproveitava para abrir vantagem no placar. Durante o quarto, a equipe mineira melhorou no ataque e converteu seus pontos, passando à frente no marcador. Nos minutos finais, o Fla se recuperou e empatou o período: 25 a 25.

Os cariocas voltaram mais ligado no segundo quarto e logo voltaram a ficar na frente. Hettsheimeir entrou muito bem na partida e ajudou demais tanto na parte defensiva, parando JP Batista, quanto na construção das jogadas de ataque. Marquinhos, com a mão calibrada, forçava as infiltrações. Bem coletivamente, o Fla foi abrindo e terminou o período vencendo por 19 pontos de vantagem: 59 a 40.

flamengo minas nbb
Jogadores do Flamengo comemoram a vitória na estreia do NBB (Marcelo Cortes / Flamengo)

Força do contra-ataque

Os primeiros dois pontos do Rubro-Negro no terceiro período foram de Franco Balbi, que estava muito bem nas jogadas de infiltração. Com uma ótima vantagem no placar, o Flamengo trabalhava as jogadas com tranquilidade e arremessava com precisão. O Minas, por sua vez, desperdiçava seus arremessos e, com isso, o Fla aproveitava os rebotes para contra-atacar. Hettsheimeir continuava muito bem e ajudava a ditar o ritmo. Com muita autoridade, o Fla foi para o quarto períoso com uma ampla vantagem: 78 a 47.

No último período, o Flamengo manteve a intensidade e aumentou ainda mais a grande vantagem construída durante toda a partida. Muito bem na defesa, o Mengão trabalhava a bola e arrumava espaços para converter os arremessos de três com Rafael Mineiro e Yago. Numa noite inspirada, o time não tomou conhecimento do Minas e venceu por uma larga diferença no placar: 102 a 68.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O NBB 2020/21

A temporada 2020/21 do NBB contará com 16 equipes na disputa. Zopone/Gocil Bauru Basket (SP), Brasília Basquete (DF), VipTech Campo Mourão (PR), KTO/Caxias do Sul Basquete (RS), Cerrado Basquete (DF), Corinthians (SP), Flamengo (RJ), Fortaleza Basquete Cearense (CE), Sesi Franca Basquete (SP), Minas Tênis Clube (MG), Mogi das Cruzes Basquete (SP), Paulistano/Corpore (SP), Pato Basquete (PR), EC Pinheiros (SP), São Paulo FC (SP) e Unifacisa (PB).

Por conta do coronavírus, a competição será disputada em sete sedes, para diminuir a quantidade de viagens das equipes pelo país. O torneio tem seu início marcado para 10 de novembro. 

As sete sedes serão Ginásio Maracanãzinho (Rio de Janeiro), Ginásio Antonio Prado Jr. (CA Paulistano), Ginásio do Morumbi (São Paulo FC), Ginásio Prof. Hugo Ramos (Mogi das Cruzes), Ginásio Wlamir Marques (Corinthians), Ginásio Henrique Villaboim (EC Pinheiros) Ginásio da IESPLAN (Brasília-DF).

Confira aqui a tabela do primeiro turno.

As escolhas das sedes 

Para decidir quais seriam as sedes dos jogos no primeiro turno, o Conselho de Administração do NBB tomou a decisão de realizar as sedes em capitais do Brasil para evitar os longos deslocamentos terrestres para cidades do interior ou cidades que não tenham aeroportos, por exemplo.

Não existe uma quantidade de partidas pré-definida por sedes. Para a decisão do calendário, foi levada em consideração a administração de logística das equipes e também às disponibilidades dos ginásios de cada sede. Por isso, será comum existirem sedes com sequências maiores de jogos e outras mais curtas.

A decisão do formato do segundo turno ainda está indefinido. Isso porque o NBB e as equipes vão aguardar a situação da pandemia no país e o andamento dos jogos no sistema de sedes fixas. Com isso, uma nova reunião entre a liga e os times está agendada para 8 de dezembro de 2020 para reavaliação do cenário. 

O segundo turno 

Caso seja escolhido a manutenção do sistema de sedes fixas, os jogos serão definidos usando o mesmo critério, a administração de logística das equipes e também às disponibilidades dos ginásios de cada sede. 

O segundo turno começará após a realização da Copa Super 8, que acontecerá entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2021. O torneio reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB para uma disputa de mata-mata. O campeão terá uma vaga garantida na Basketball Champions League de 2022.

O protocolo de Covid-19

A LNB (Liga Nacional de Basquete) segue trabalhando no desenvolvimento do protocolo de Covid-19 para a temporada 2020/21 do NBB. Para isso, foi contratado o médico infectologista Max Igor Banks Ferreira Lopes, do Hospital das Clínicas da USP, para dar todo o suporte necessário da confecção do protocolo.

O profissional será responsável por tirar todas as dúvidas dos médicos dos clubes do NBB e também da LNB nos mais variados segmentos, desde árbitros, atletas e técnicos, até dirigentes, staff e equipes de transmissão.

No final, o médico chancelará o protocolo, que será baseado no que já foi feito por outras entidades e adaptado à realidade do NBB e seu sistema de disputa. A versão final do protocolo deve ficar pronta no final da próxima semana.

Mais em Basquete