Siga o OTD

Sesi Franca vence Paulistano e é tricampeão do Paulista de Basquete masculino

Basquete

Sesi Franca domina o Paulistano e é tricampeão Paulista

Em reedição da final do Paulista de 2018, o time francano voltou a vencer o Paulistano e, com 14 títulos, se igualou ao Corinthians como maior vencedor da competição estadual

Com forte defesa e jogo coletivo, o Franca ganhou do Paulista na final do Paulista (Facebook/sesifrancabasquete)

Sesi Franca domina o Paulistano e é tricampeão Paulista

O Sesi Franca é o campeão do Campeonato Paulista 2020 de basquete masculino. O time comandado pelo técnico Helinho Garcia conquistou nesta terça-feira (10) o seu terceiro título seguido da competição estadual ao derrotar o Paulistano/Corpore na decisão, por 70 a 54, em duelo disputado no ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo, casa do Paulistano.

+ Confira a tabela do Campeonato Paulista de basquete masculino 2020

Comandados por André Goes e Lucas Dias, respectivamente, com 14 e 19 pontos, sendo o segundo o maior pontuadora da partida, o Sesi Franca chegou ao seu 14º troféu na história da competição, igualando-se ao Corinthians como maior vencedor da competição estadual. Pelo lado do Paulistano, os destaques foram o ala-armador Cauê Borges, com 10, e o ala/pivô Victor André, 12.

+ Benite perde na Champions e Caio Pacheco na Argentina

Esse duelo foi a reedição da final de 2018 e, novamente, o Sesi Franca levou a melhor. Com grande atuação na final, Lucas Dias foi eleito o melhor jogador da competição (MVP). “Era um sonho conquistar esse título. Só a gente sabe o quanto foi importante. Foi um ano bastante complicado, com muitas mudanças. E terminar a temporada com o título de um grande torneio como o Paulista é sensacional. Feliz de ter ganhado o MVP e dar mais um título para Franca. Todo o time está de parabéns”, disse o atleta.

Sesi Franca superior do início ao fim

O técnico Helinho e seus comandados foram amplamente superiores no trabalho coletivo, com 25 assistências contra somente oito do Paulistano. A equipe da capital paulista liderou em rebotes, com 45 a 40, sendo 20 de ataque, porém, só marcou 11 pontos em segundas chances, com baixo aproveitamento nos arremessos, convertendo apenas três bolas do perímetro em 36 tentativas (8%) e 17 de 37 de dois (45%).

Por outro lado, o Sesi Franca marcou dez bolas de três pontos em 25 arremessos (40%) e 17 em 32 tentativas nos chutes de dois (53%). Na edição de 2020 do Paulista de basquete masculino, o time francano fez oito partidas e ganhou seis, sendo derrotado apenas pelo Zopone/Gocil Bauru Basket na competição e em duas oportunidades.

+ Fortaleza bate o Campo Mourão na abertura do NBB

Resumo do jogo

O confronto começou equilibrado, mas com o Sesi Franca levemente superior, marcando 18 a 15 no primeiro quarto. No segundo período, o Paulistano repetiu os mesmos 15 pontos da série anterior, mas sofreu 22 da equipe francana. Com isso, o embate foi para o intervalo com Lucas Dias e seus companheiros em vantagem: 40 a 30. Nos primeiros 20 minutos de jogo, o camisa 9 fez 13 pontos.

+ Caio Pacheco tira inscrição e Draft da NBA fica sem brasileiros

No terceiro quarto, os comandados do técnico Helinho anotaram 15 pontos e, com uma forte defesa e o péssimo desempenho ofensivo do Paulistano, sofreu apenas seis. Com ampla liderança, 19 de vantagem, o Sesi Franca fechou o período ganhando por 55 a 36. Na última série, o time da capital venceu por 18 a 15 contando com relaxamento natural do rival. Apesar disso, Lucas Dias e companhia terminaram com 16 de dianteira: 70 a 54.

Campanha no Paulista 2020

Sesi Franca e Paulistano chegaram à final após ficarem na segunda colocação, tanto na primeira fase do Paulista 2020 de basquete masculino quanto na etapa de classificação. A dupla finalista surpreendeu os clubes de melhores campanhas na semifinal, respectivamente, São Paulo e Zopone/Gocil Bauru Basket, no último sábado (7).

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Na semifinal, o Sesi Franca derrotou o São Paulo na semifinal por 100 a 92, com uma bela atuação de Lucas Dias, responsável por 24 pontos. Por outro lado, o Paulistano conquistou sua vaga para a decisão ao vencer o Bauru, por 84 a 70, com bela atuação de Victor André, autor de 27 pontos.

Mais em Basquete