Siga o OTD

Basquete

Franca segura reação, bate São Paulo e vai à final do Paulista

Franca chegou a abrir mais de 20 pontos, mas permitiu a reação do São Paulo, vencendo apenas nos minutos finais para ir à sua quarta final seguida

Franca - São Paulo - Campeonato Paulista masculino de basquete
Lucas Dias foi um dos destaques do Franca na semifinal (Marcos Limonti/Sesi Franca)

Atual bicampeão estadual, o Franca vai defender os últimos títulos do Campeonato Paulista de basquete masculino! Mas não faltou emoção. Neste sábado (7), na primeira semifinal da competição, diante do São Paulo, a equipe abriu mais de 20 pontos de vantagem, mas viu o Tricolor cortar a diferença, e precisou segurou a reação do Tricolor no último quarto para vencer pelo placar de 100 a 92, avançando para a grande decisão. 

O cestinha do jogo foi Lucas Mariano, com 26 pontos e quatro rebotes. E pelo lado do Franca, como era de se esperar, Lucas Dias foi o maior pontuardor, com 24 pontos, além de cinco rebotes e duas assistências.

Com o resultado, o Franca vai à final do Paulista masculino pelo quarto ano consecutivo, tendo sido campeão nos dois últimos e vice em 2017. Ao todo, o time tem 13 títulos estaduais e vai em busca do 14º. Além disso, a equipe só perdeu dois jogos nos sete que disputou até aqui. 

+ Tabela do Campeonato Paulista de basquete masculino 2020

Do outro lado, o São Paulo, que tinha o melhor ataque da competição, é eliminado do estadual tendo perdido três jogos no total dos sete que disputou. 

Agora, o Franca espera seu adversário na busca pelo título, que sairá da outra semifinal, entre Bauru e Paulistano, ainda neste sábado, a partir das 18h. A grande final do Campeonato Paulista de basquete masculino acontece nesta terça-feira (10), às 19h (de Brasília).

O jogo

O Franca fez um primeiro tempo de muita qualidade. O São Paul até saiu na frente no marcador, mas a equipe adversária logo equilibrou o jogo e não demorou para tomar a liderança. Uma vez na frente, o time passou a ditar o ritmo de jogo e não demorou para abrir vantagem, vencendo o primeiro quarto por 22 a 13.

O roteiro seguiu o mesmo na segunda parcial, com o Franca muito sólido em quadra e o São Paulo tentando encaixar o jogo. O Tricolor então iniciou uma reação e conseguiu terminar o período empatado em 25 a 25, mas o Franca levou a vantagem de nove pontos para o intervalo.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No terceiro período, no entanto, o Franca voltou com tudo. O São Paulo sofria com a sistema defensivo e viu os adversários deslancharem no placar. Ataque, defesa e contra-ataque francanos funcionavam muito bem. E assim, a equipe abriu mais 20 pontos de frente na metade da parcial, vencendo o período por 27 a 16.

No quarto e último período, não faltou emoção. O Franca esfriou no jogo e parou de rodar a bola, abrindo espaço para o São Paulo para reagir. E o Tricolor não desperdiçou a oportunidade, cortando a diferença no placar para menos de 10 pontos, faltando metade da parcial. A dois minutos do fim do jogo, a diferença caiu para quatro pontos e o Franca tentava se segurar como podia. E aí a experiência foi um diferencial. O time francano usou as paradas técnicas e as faltas a seu favor para voltar a abrir dez pontos e decretar a vitória com placar centenário.

Assista: São Paulo x Franca – Paulista masculino de basquete

Mais em Basquete