Siga o OTD

Basquete

Brasileiro de 2021 é confirmado com 12 equipes de três regiões

Competição nacional organizada pela confederação brasileira da modalidade terá três times que já foram campeões nacionais e começa dia 13 de fevereiro

Tabela do Paulista de Basquete feminino Mundial sub-19 de basquete feminino tabela bola de basquete coronavírus nbb seleção brasileira basquete 3x3 Jogos Sul-Americanos da Juventude AmeriCup sub-18 tabela copa super 8 de basquete masculino
Torneio é opção para os clubes no pais (divulgação/CBB)

A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) confirmou nesta quarta-feira (4) os participantes do Brasileiro de basquete masculino. Com 12 equipes de três regiões do país, a competição conta com Botafogo, União Corinthians e o Vila Nova, todos com títulos nacionais em sua história. O torneio tem data prevista de início para 13 de fevereiro.

De Santa Catarina, confirmaram presença o Joinville Basquete, o Black Star, Brusque Basquete e Blumenau Basquete. Do Paraná, estão garantidos ADRM Maringá, Londrina Basketball e o NBPG Ponta Grossa, atual campeão do Brasileiro.

No Rio Grande do Sul, o União Corinthians irá voltar ao basquete profissional, mesmo caminho faz o Vila Nova, de Goiás, que também terá o Vultures Anápolis. Osasco será o representante de São Paulo e o Botafogo fecha a lista no Rio de Janeiro.

Brasileiro de basquete masculino
Torneio nacional da CBB começa em Fevereiro (Divulgação CBB)

Alternativa

O Brasileiro de basquete masculino é uma alternativa para os clubes que querem manter a atividade dos times adultos e não conseguem disputar o NBB (Novo Basquete Brasil). Em um passado recente, a CBB e a LNB (Liga Nacional de Basquete), definiram que a competição nacional substituiria a Liga Ouro e seria a divisão de acesso para a torneio da modalidade mais famoso do país. Mas isso não ocorre mais, necessariamente.

Fórmula de disputa

O Brasileiro de basquete manteve o formato de disputa da edição de 2020, cancelada por conta da pandemia da Covid-19. As equipes serão divididas em duas Conferências: Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia, jogando entre si em turno e returno.

+Ágatha e Juliana esperam equilíbrio na 3ª etapa do Brasileiro

Os dois primeiros de cada conferência vão direto para as quartas de final. Terceiro, quarto, quinto e sexto colocados disputam a segunda fase, fazendo um jogo único, cruzando as conferências, para definir os outros quatro times das quartas de final, que serão em melhor de três partidas. Os quatro classificados farão o Final Four, em sede única, para definir o campeão do Brasileiro.  

SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Nas próximas semanas, a CBB irá divulgar detalhes das Conferências Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia, bem como datas das fases do Campeonato Brasileiro e informações sobre transmissões.

Mais em Basquete