Siga o OTD

Basquete

Brasil joga mal, toma sufoco mas vence em estreia na Americup

Foto: Divulgação

O Brasil sofreu muito para vencer da fraca seleção colombiana na estreia na AmeriCup 2017, na própria Colômbia, por 76×74. É a primeira vez na história que a Colômbia, país sem tradição no basquete, participa de uma Copa América. Já o Brasil, em fase de renovação, só apresentou um nível razoável quando o veterano Fúlvio, de 36 anos, esteve em quadra.

O primeiro tempo não apresentou um alto nível técnico e acabou apenas 36-33. O Brasil não conseguiu apresentar um bom padrão ofensivo contra o limitado time colombiano e dependia dos arremessos de fora. Quando estes não eram convertidos, os donos da casa conseguiam aproveitar alguns contra-ataques.

A partir do segundo tempo a Colômbia gostou do jogo e chegou a liderar o placar em alguns momentos, mas o Brasil conseguiu se impor e abriu vantagem de oito pontos. Entretanto Trocha Morelos, Angola Rodas e Mosquera Perea, todos jogadores que atuam na liga universitária dos Estados Unidos, lideraram mais uma volta por cima dos colombianos.

Empurrados também pela torcida, os cafeteros apertaram o jogo e diminuíram a vantagem para apenas uma posse de bola nos minutos finais da partida. O Brasil se segurava com Fúlvio e Leo Mendl no ataque, mas a defesa não conseguia segurar os colombianos. O ápice da falta de qualidade defensiva aconteceu quando restavam nove segundos para o fim do jogos os brasileiros venciam por três pontos.

Uma falta em uma arremesso de três pontos deu a chance para a Colômbia empatar o jogo e ir para uma prorrogação histórica. Mas Tello errou um dos lances livres e o Brasil conseguiu se segurar e escapar com a vitória. O próximo jogo da seleção é contra o México, neste sábado (26).

“Fizemos um bom jogo, é verdade que cometemos alguns erros, mas jogar com um ginásio lotado não é uma coisa fácil. Agora, o César Guidetti e a nossa comissão técnica irão corrigir as falhas que tivemos nesta estreia para nos mantermos fortes para a sequência da Copa América”, disse Mendl.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Basquete