Siga o OTD

Basquete

Franca bate a Liga Sorocabana e vence a primeira no Paulista

Atual campeão paulista, o Franca vence a primeira na atual edição do estadual ao superar a Liga Sorocabana

Sesi Franca Mogi das Cruzes Paulista Basquete Ao vivo
O Sesi Franca faz seu primeiro jogo em casa pelo Paulista de basquete (Victor Lira/Divulgação)

Jogando em casa, no ginásio Hélio Rubens Garcia, o Sesi Franca conseguiu a primeira vitória no Campeonato Paulista masculino de basquete de 2020 ao bater a Liga Sorocabana por 95 a 59.

O grande destaque da partida foi Lucas Dias, responsável por 23 pontos e 9 rebotes para o time francano. Elinho foi outro ponto positivo para a equipe com 9 assistências.

Com o resultado, os atuais campeões estaduais sobem na tabela de classificação e lideram momentaneamente o Grupo A com uma vitória e uma derrota no torneio, já que estreou com o pé esquerdo no estadual ao ser derrotado para o Bauru.

+ Confira a tabela do Campeonato Paulista de basquete masculino 2020

Já a Liga Sorocabana conhece a sua segunda derrota na competição e aparece na lanterna do grupo. Na estreia a equipe do interior foi derrotada para o Mogi Basquete.

Vale lembrar que quatro clubes avançam em cada um dos dois grupos nesta primeira fase. Com a desistência do Basquete São João, o Grupo A do Campeonato Paulista conta apenas com quatro equipes, que apenas jogam para definir as posições que irão avançar para a segunda fase.

Casa diferente

Acostumado a mandar os seus jogos no ginásio Pedro Morilla Fuentes, o Pedrocão, o Franca teve uma nova casa nesta terça. A equipe atuou no Centro de treinamento Hélio Rubens Garcia, nome dado em homenagem ao do ídolo do clube e pai do técnico Helinho.

“Eu visitei a estrutura do Golden State Warriors (equipe da NBA) e comentei com o Skaff as coisas que eu vi lá. Ginásio com a sala de musculação e de fisioterapia acopladas, a parte da diretoria também ligada com o ginásio e ele falou que poderíamos fazer isso aqui também. Hoje nós temos um CT de altíssimo nível. O meu pai sempre fala, a pessoa que se sente valorizada rende sempre mais e hoje nós temos isso aqui”, comentou o treinador, que leva o mesmo nome do pai e também do ginásio do Centro de Treinamento da equipe de Franca.

O jogo

No primeiro quarto de partida, Franca chegou mostrando seu jogo. Conseguindo marcar forte, os donos da casa usaram e abusaram o jogo de transição. Com isso, logo nos primeiros minutos de partida a vantagem no placar apareceu e, com Lucas Dias e Elinho inspirados, os francanos fecharam os primeiros 10 minutos com a vantagem de 26 a 9.

Nos 10 minutos seguintes, a Liga Sorocabana melhorou. Superior dos dois lados da quadra nos primeiros minutos, os visitantes conseguiram abrir 6 a 0 no placar do quarto e o Franca parou o jogo. Na volta, os donos da casa voltaram a atuar da mesma maneira do primeiro período e recolocou a vantagem acima dos 10 pontos e foi para o intervalo com a vitória parcial de 43 a 26.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Após o intervalo, o time da casa novamente teve um desempenho melhor. Com a defesa forte e o ataque funcionando novamente, o Franca ampliou ainda mais a vantagem e abriu uma enorme vantagem de 29 pontos e fechou o período em 64 a 35.

Na reta final da partida, o time do técnico Helinho administrou bem a vantagem. Mesmo com os visitantes demonstrando uma clara melhora nos últimos minutos, os donos da casa não tiveram problemas para manter uma distância confortável no placar e assegurar a primeira vitória na competição por 95 a 59.

Mais em Basquete