Siga o OTD

Basquete

Figueiró, melhor técnico do NBB em 2019, comenta nova fase

Empolgado para estrear como o novo comandante do Bauru, Léo Figueiró mira conquistas e exalta elenco

Léo Figueiró é o novo técnico do Zopone Bauru
Léo Figueiró é o novo técnico do Zopone Bauru (Divulgação/Bauru)

No último mês, o Bauru foi um dos protagonistas nas transferências no basquete masculino nacional, inclusive apostando em um novo técnico: Léo Figueiró. O comandante terá peças valiosas para o seu primeiro ano na equipe.

“A expectativa é a melhor possível. Estou extremamente motivado. O Bauru é uma equipe de história gigantesca no basquete, foi campeão dos mais importantes torneios. Participando desse momento, em que estão repatriando ídolos e montando uma equipe competitiva, que eu possa contribuir com esse novo momento e que seja um momento muito feliz da cidade de Bauru em relação ao basquete”, disse Figueiró em entrevista à “Agência Brasil”.

O Bauru já anunciou a renovação do ala/pivô Gabriel Jaú e do ala/armador Larry Taylor, o retorno dos alas Alex Garcia e Gui Deodato e as contratações do armador Alexey, do pivô Dikembe e do ala/pivô Tyrone, que é a mais recente.

“Estou feliz com essa oportunidade. Participar de grandes projetos, com grandes equipes, com uma perspectiva alta, é um lugar que todo técnico que estar. Sei que vem cobrança, que há uma expectativa grande, mas encaro de maneira positiva. Isso não me serve em nenhum momento como pressão, mas sim como motivação para trabalhar e que as coisas aconteçam do melhor jeito.”

Crise

O treinador carioca, de 45 anos, dirigiu o Botafogo nas últimas duas temporadas. Na edição 2018/2019 levou o Alvinegro, clube onde também foi jogador, à semifinal do NBB (Novo Basquete Brasil). A campanha o fez ser eleito o melhor técnico da competição e classificou o time à Liga Sul-Americana de 2019, da qual foi campeão de maneira inédita.

“O projeto botafoguense foi encerrado em meio à crise financeira do clube, pouco depois da edição 2019/2020 do NBB ser cancelada, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).As coisas correram muito bem dentro de quadra, durante a temporada inteira, mas na última temporada, desde o início, tivemos muitos problemas de ordem financeira. Foi uma temporada extremamente conturbada e ainda está sendo, porque ainda não conseguiram finalizar os pagamentos devidos”, lamenta o treinador.

Seleção

Figueiró dirigiu a seleção brasileira campeã sul-americano sub-21 e é um dos auxiliares do técnico Aleksandar Petrovic na principal desde as eliminatórias da Copa América.

Léo Figueiró bauru basquete
Léo Figueiró em ação pela seleção brasileira- Foto: Divulgação/ CBB

“Acho que todo técnico quer representar o país, e tenho esse privilégio na seleção de base e como assistente do Petrovic. Ele é um cara fantástico, um grande estrategista. Participar da comissão dele é motivo de orgulho. O aprendizado é diário. A troca de informações com ele gera muitas perspectivas novas. Poder representar a seleção já é fantástico.”

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O Brasil disputa, em junho do ano que vem, na Croácia, uma vaga nos Jogos de Tóquio pelo pré-olímpico internacional.Para Figueiró, o grupo tem totais chances de sair com a vaga olímpica.

“Estamos em igualdade de condições com todas as equipes, muito motivados, com uma geração que pode surpreender. Se pudermos contar com todos os jogadores que pretendemos convocar, a ideia é ir lá e surpreender com uma vaga olímpica”, finaliza o treinador.

Mais em Basquete