Siga o OTD

Basquete

Brasil perde do Uruguai na estreia do Super 4 na Argentina

Depois de vencer duas vezes a seleção de Camarões nos dois primeiros amistosos de preparação para a Copa América, o Brasil decepcionou neste sábado ao ser derrotado pelo Uruguai por 69 a 63 na estreia do Super 4 de basquete masculino em Salta na Argentina. Com um aproveitamento de apenas 34% dos arremessos, a equipe comandada por César Guidetti não conseguiu superar o adversário, que teve a força defensiva como sua principal arma para vencer a partida.

+CONFIRA A TABELA DO TORNEIO

O Brasil só levou vantagem do que o Uruguai nos lances livres. A Seleção acertou 14 de 16 que foram cobrados durante a partida, enquanto o adversário fez apenas 18 em 28. Fora isso, tanto nos arremessos de dois pontos (44% a 48%) como de três (19% a 31%), a equipe celeste levou vantagem.

A Seleção Brasileira foi especialmente mal nos arremessos de três pontos. Foram apenas cinco acertos em 26 tentativas. Os piores nesse fundamento foram Léo Meindl e Lucas Dias, que tentaram quatro vezes cada um e não acertaram nenhuma vez. Rafael Mineiro teve 100% de aproveitamento, mas só tentou uma vez. Já Lucas Mariano fez três dos cinco que tentou. O jogador, aliás, foi o cestinha da partida com 23 pontos e ainda pegou sete rebotes. Ele ficou em quadra por pouco mais de 24 minutos e foi o principal destaque da equipe brasileira. Do lado uruguaio, Esteban Batista, com 17, foi quem mais pontuou.

No primeiro período, o Uruguai comandou o placar desde o princípio. O máximo que o Brasil conseguiu fazer foi empatar em alguns momentos e conseguiu terminar os dez primeiros minutos apenas dois pontos atrás no placar: 17 a 15.

O melhor momento brasileiro aconteceu no segundo quarto, quando a equipe chegou a abrir seis pontos de diferença. A parte final do período, entretanto, foi uma tragédia. O time ficou sem pontuar e viu o Uruguai ir para o vestiário com quatro pontos de vantagem: 37 a 33.

No terceiro período, o Uruguai conseguiu abrir mais dois pontos, chegando a 56 a 50. Mas no último quarto, o Brasil ameaçou reagir e foi aos poucos encostando no placar. Quando faltavam 55 segundos, a diferença caiu para três pontos quando Rafael Mineiro acertou o lance livre, mas acabou errando o segundo. Depois disso, os comandados de César Guidetti não pontuaram mais e os celestes chegaram à vitória por 69 a 63.

Na sequência do Super 4, o Brasil encara a Colômbia, no domingo (dia 20), às 16h (de Brasília). Por fim, o selecionado nacional encara a Argentina, na segunda-feira (dia 21), às 21h10 (de Brasília).

COPA AMÉRICA
O Brasil estreia na participação na ‘Copa América – 2017 (FIBA AmeriCup – 2017)’ enfrentando a anfitriã Colômbia, no dia 25 de agosto (sexta-feira). No dia 26, o adversário será o México. O selecionado nacional conclui participação na etapa inicial contra Porto Rico, no dia 27 de agosto (domingo).

De acordo com o regulamento, os primeiros colocados em cada um dos três grupos se qualificam a semifinal, que será jogada na cidade argentina de Córdoba. A Argentina, por sediar as etapas decisivas, já este garantida na semifinal, independente de sua classificação na fase inicial.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete