Siga o OTD

Basquete

Brasil leva surra da Argentina e vai à semi graças à Colômbia

Brasil leva surra da Argentina e só se classifica para a semifinal graças à vitória da Colômbia sobre a Venezuela

Depois da surpreendente derrota para Ilhas Virgens na véspera, a Seleção Brasileira levou uma surra da Argentina na última rodada da fase de grupos da Copa América de basquete feminino, que está sendo disputada em Buenos Aires. A equipe chegou a estar perdendo por 28 pontos de diferença, reagiu no final e acabou perdendo por 68 a 49. Com o resultado, o time dirigido por Carlos Lima terminou com as mesmas duas vitórias e duas derrotas de Ilhas Virgens e Colômbia, mas só conseguiu a classificação para a semifinal porque as colombianas conseguiram um triunfo suado sobre a Venezuela por 62 a 59.

Se a Colômbia tivesse perdido para a Venezuela, o Brasil teria ficado de fora porque perderia no confronto direto para Ilhas Virgens. Mas, como houve um tríplice empate, já que as colombianas também tiveram duas vitórias e duas derrotas, a Seleção Brasileira ficou com a vaga no saldo de cestas.

Por conta da vitória da Colômbia, o Brasil já entrou classificado para jogar contra a Argentina. Mas mais uma vez teve uma atuação abaixo do esperado. Só nos primeiros minutos do quarto inicial, a Seleção Brasileira conseguiu equilibrar a partida, mas aos poucos a adversária começou a disparar na frente.

O aproveitamento de arremessos da Seleção Brasileira foi extremamente baixo. Em 15 tentativas de três pontos, apenas uma caiu dentro da sexta. Coube a “façanha” a Raphaela Monteiro, que, curiosamente, saiu de quadra com 100% no fundamento porque foi o único arremesso que ela tentou. As falhas, no entanto, não foram apenas nos arremessos de três pontos. Nas bolas de dois, foram só 17 acertos em 48 tentativas.

O aproveitamento total do Brasil foi de apenas 28,57%, muito abaixo dos 44,64% da Argentina. O destaque brasileiro foi Gil, que marcou 18 pontos e ainda pegou nove rebotes. Ela foi a cestinha do jogo ao lado da argentina Gonzalez.

O Brasil vai enfrentar na semifinal o Canadá, campeão do Grupo B, com quatro vitórias em quatro jogos, enquanto a Argentina vai ter pela frente Porto Rico. Apenas os três primeiros colocados da Copa América se classificam para o Mundial de basquete feminino do ano que vem.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete