Siga o OTD

Basquete

Brasil perde para Ilhas Virgens e se complica na Copa América

A Seleção Brasileira perdeu de Ilhas Virgens por 67 a 60 nesta quarta-feira e se complicou na Copa América de basquete feminino, que está sendo disputada em Buenos Aires. O resultado complicou a situação da equipe comandada por Carlos Lima na competição. Para não depender de nenhum outro resultado, terá que vencer a Argentina nesta quinta às 21h05 para se classificar para a semifinal. Caso contrário, pode haver até um tríplice empate entre Brasil, Colômbia e Ilhas Virgens, fato que faria com que a definição do segundo classificado ocorresse nos critérios de desempate.

Depois de vencer Colômbia e Venezuela nas duas primeiras rodadas, a Seleção Brasileira entrou em quadra como favorita contra Ilhas Virgens, mas não conseguiu traduzir este status dentro da quadra. O jogo foi muito mais equilibrado do que se esperava. Com as duas equipes errando bastante, o primeiro quarto terminou empatado com baixa pontuação: 13 a 13.

A partida seguiu disputada com vantagem para o Brasil por 23  a 20, mas nos três minutos finais do primeiro tempo, a equipe comandada por Carlos Lima não pontuou e Ilhas Virgens foi para o intervalo em vantagem por 28 a 23.

No terceiro quarto, a Seleção Brasileira foi reagindo, diminuindo a vantagem e chegou ao empate em 36 a 36 na bandeira de Raphaela Monteiro. Ilhas Virgens voltou à frente do placar logo depois, mas cinco pontos seguidos de Tati, numa bola de três e em um contra-ataque, o Brasil abriu três de vantagem 41 a 38. Mas, no final do período, perdeu a liderança de novo. No último lance, Ramona perdeu a bandeija e Kelly pegou rebote embaixo da cesta, mas também desperdiçou, deixando o adversário na frente por 43 a 42.

No último quarto, no entanto, tudo indicava que o Brasil venceria a partida. Na bola de três de Babi, a diferença foi a sete pontos: 54 a 47. Mas as pivôs estavam carregadas de falta. Gil foi eliminada do jogo com cinco e Kelly pendurada com quatro. Ilhas Virgens se aproveitou para reagir e o duelo entrou no minuto final empatado em 56 a 56. Raphaela Monteiro converteu dois lances livres para abrir dois pontos de vantagem para o Brasil, mas Tate empatou a 18 segundos do fim.

A posse de bola era ainda brasileira, mas, na última chance que teve, Raphaela Monteiro arremessou no aro da cabeça do garrafão e o jogo foi para a prorrogação depois do empate em 58 a 58 no tempo normal. Nos cinco minutos extras, a Seleção Brasileira passou os quatro primeiros sem pontuar. Quando Raphaela Monteiro marcou os dois primeiros e únicos pontos da equipe, Ilhas Virgens já vencia por 64 a 60. A equipe da América Central ainda marcou mais três para encerrar o placar em 67 a 60.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete