Siga o OTD

Basquete

Atletas, técnicos e dirigentes debatem futuro do NBB

Em reunião na sede da LNB, representantes dos clubes discutiram a paralisação da competição; novo encontro acontece em 10 dias

retorno da temporada do NBB será definido pelos clubes na próxima segunda - playoffs
Foto: Beto Miller/Agência Corinthians

Em reunião realizada nesta segunda-feira (16), na sede da Liga Nacional de Basquete (LNB), em São Paulo, os clubes que participam da temporada 2019/2020 do NBB decidiram que o campeonato permanecerá suspenso e a decisão será reavaliada no dia 26, em novo encontro dos clubes.

No último domingo, a LNB anunciou a suspensão do campeonato por tempo indeterminado, devido ao avanço do COVID-19 no país. A reunião contou com a presença de alguns clubes, como Minas Tênis Clube, Universo/Brasília, São José, Corinthians, Rio Claro Basquete, assim como a participação virtual por vídeo-chamada com os outros 11 times do NBB.

O presidente da Associação dos Atletas Profissionais de Basquete (AAPB), Guilherme Teichmann, Nezinho, capitão da equipe de Brasília, e Léo Costa, técnico do Minas, também participaram do evento.

“A essência da LNB é a união entre clubes, jogadores e técnicos. Hoje sentimos uma participação ativa de todas as partes, o que dá muito mais credibilidade e êxito a qualquer decisão. É uma situação muito difícil para todos nós, por isso é muito importante eles estarem presentes”, disse o presidente interino da LNB, Nilo Guimarães.

Reunião realizada nesta segunda (16) na sede da LNB (Foto: Divulgação/LNB)

Guilherme Teichmann, presidente da Associação dos Atletas Profissionais de Basquete (AAPB), aprovou a decisão tomada pelos clubes e deu seu parecer sobre a situação.

“Entendemos que (a paralisação) é a medida certa a ser tomada. Estamos passando por um momento importante, em que precisamos dar o exemplo às pessoas sobre gravidade do que está acontecendo e das medidas que devem ser tomadas. Os clubes tomaram a decisão correta, e nós atletas estamos de acordo. Esperamos que o campeonato retorne da maneira que deve ser, em um momento mais tranquilo, em que a gente consiga jogar sem problemas e que a vida fora do basquete esteja bem também”, declarou Teichmann.

O encontro também tocou em assuntos importantes como os treinamentos das equipes nesse período de suspensão do NBB e um possível reinício desta temporada, que contará com um mínimo de 7 dias de preparação antes da primeira partida após recesso.

“Ficou definido que cada clube poderá gerenciar se continua treinando ou não, além de considerar definições de cada Estado. A interrupção do trabalho de atletas não é ideal pensando em performance, mas a prioridade agora é pensar na vida do ser humano, preservação e controle da propagação do vírus no país”, disse o técnico Léo Costa, do Minas.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

NBB perde o patrocínio da Caixa

Nesta segunda-feira também foi anunciado o fim da parceria de quatro anos entre a LNB e a Caixa Econômica Federal. O contrato com a patrocinadora máster, assinado em março de 2016, encerrou-se no último domingo (16).

“Tive a honra de poder iniciar essa relação com a CAIXA em 2016 e é preciso dizer que o NBB é o sucesso que é hoje muito graças a essa parceria. A CAIXA colaborou muito para que conseguíssemos executar uma série de iniciativas importantes para o desenvolvimento dos clubes e do campeonato, como o modelo multiplataforma de transmissão de jogos, por exemplo”, disse João Fernando Rossi, presidente da LNB na época da assinatura de contrato com a CAIXA e atual diretor executivo de marketing do São Paulo FC.

No período da parceria, o NBB obteve várias conquistas: dentre elas a consolidação do Jogo das Estrelas como maior evento de esporte e entretenimento do Brasil. Nos anos de 2017 e 2018, a LNB realizou os maiores Jogo das Estrelas da história, com a presença de mais de 10 mil pessoas em ambas as edições, no Ginásio do Ibirapuera.

“A CAIXA foi fundamental no processo de reconstrução do basquete brasileiro. Foi um parceiro que confiou no projeto da Liga e esteve ao nosso lado em todos os momentos. É preciso também ressaltar a visão e a sensibilidade dos colaboradores da CAIXA, em especial um dos grandes apoiadores dessa parceria, o ex-diretor de marketing da CAIXA, Gerson Bordignon”, lembrou Kouros Monadjemi, presidente da LNB nos últimos dois anos.

Mais em Basquete