Siga o OTD

Basquete

Após longa viagem, seleção feminina faz primeiro treino

Depois de 15 horas de viagem, Seleção fez o primeiro trabalho em Belgrado, local do amistoso contra Sérvia; estreia no Pré-Olímpico acontece dia 06.

Treino do Brasil em Belgrado, na Sérvia. Foto: Divulgação/CBB
Treino do Brasil em Belgrado, na Sérvia. Foto: Divulgação/CBB

Na seleção feminina de basquete, o descanso é na quadra. Na noite desta terça-feira (28), início da tarde no Brasil, as meninas realizaram o primeiro treino na Europa após pouco mais de 15 horas de viagem entre Paris e Belgrado, na Sérvia, local da última semana de trabalho antes da estreia no Pré-Olímpico de Bourges, na França. O time comandado por José Neto treina na Vizura Academy, complexo com quadras, restaurante, academia e toda estrutura necessária para as atividades. A Vizura também é utilizada pelas sérvias e pelo astro da NBA, Nikola Jokic.

“Esse primeiro treino é muito importante para que as atletas possam se adaptar ao fuso horário, trabalhar o jet lag. Foi um treino curto, mas intenso, e pudemos trabalhar para ajudar todas elas no processo de adaptação também ao clima. É um momento importante, temos o amistoso contra a Sérvia e depois o Pré-Olímpico, que é o nosso grande objetivo”, explicou o preparador físico Diego Falcão.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

No próximo dia 3 (segunda), o Brasil encara a Sérvia às 14h (de Brasília), em amistoso fechado, na própria Vizura Academy. Já no dia 4, a seleção retorna para a França e enfim chega em Bourges para o Pré-Olímpico. A estreia será no dia 6 de fevereiro, diante de Porto Rico, às 14h, com transmissão do SporTV. Depois, pega França e Austrália nos dias 8 e 9. O Pré-Olímpico dá três vagas em Tóquio 2020.

“Foi uma viagem longa, cansativa, mas é importante estar na quadra trabalhando, nos adaptando ao fuso, são quatro horas a mais que no Brasil e também ao clima, que é muito diferente do que estávamos treinando no Rio de Janeiro”, garantiu a ala Tati Pacheco.

O técnico José Neto definiu no último domingo o grupo para o Pré-Olímpico. Ao todo, 13 atletas estão na Europa. As novidades do Pré-Olímpico das Américas ficam por conta da pivô Carolina e da armadora Alana. Lesionada, a pivô Nádia Colhado não pôde participar dessa etapa de treinos, assim como a pivô Stephanie Soares, com compromissos universitários nos Estados Unidos.

A seleção feminina vem numa crescente. O Brasil conquistou os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, quebrando um jejum que vinha desde 1991. Depois, foi bronze na AmeriCup, fazendo ótimos jogos contra Canadá e Estados Unidos. Por último, venceu Argentina e Colômbia no Pré-Olímpico das Américas para se classificar para o Pré-Olímpico Mundial de Bourges.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Armadoras
Débora Costa – SESI Araraquara
Lays da Silva – Vera Cruz Campinas
Alana Gonçalo – Santo André

Alas/Armadoras
Tainá Paixão – Sampaio Basquete
Isabela Ramona – Sampaio Basquete
Patrícia Teixeira – Vera Cruz Campinas

Alas
Tatiane Pacheco – Sampaio Basquete
Raphaella Monteiro – Sampaio Basquete

Alas/pivôs
Damiris Dantas – Busan BNK Sum-KOR
Mariana Dias – Vera Cruz Campinas
Clarissa Santos – Asvel Lyon-FRA

Pivôs
Erika Souza – IDK GIPUZKOA UPV-ESP
Maria Carolina Oliveira – Pró-Esporte Sorocaba

Mais em Basquete