Siga o OTD

Basquete

José Neto convoca a seleção para o Pré-Olímpico Mundial

Grupo é praticamente o mesmo da última convocação para o Pré-Olímpico das Américas, com a chegada de Jeanne Morais

José Neto, técnico da seleção brasileira de basquete feminino
arquivo

O técnico José Neto anunciou nesta segunda (16) a convocação da seleção brasileira de basquete feminino para o Pré-Olímpico Mundial de Bourges, na França, entre os dias 6 e 9 de fevereiro. A lista tem 17 jogadoras.

O grupo é praticamente o mesmo da última convocação para o Pré-Olímpico das Américas, com a chegada de Jeanne Morais, do Vera Cruz Campinas (confira abaixo todos os nomes).

Convocação da seleção brasileira de basquete feminino para o pré-olímpico mundial

“Fazer a convocação para essa competição é sinônimo de que estamos no caminho certo. Há seis meses iniciamos um processo para que o basquete feminino pudesse voltar a jogar uma competição de nível mundial. Atingimos esta meta, mas temos um propósito ainda maior. Iremos com esse grupo continuar nossa preparação para buscar uma das vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Uma competição dura, mas estamos muito motivados e dispostos a enfrentar essas dificuldades por mais esse passo – disse o técnico da seleção brasileira de futebol feminino.

Para essa disputa, ele não irá contar com duas atletas que faziam parte do planejamento para o Pré-Olímpico Mundial. A pivô Nádia Colhado, do Flammes Carolo-FRA, que está lesionada, e a também pivô Stephanie Soares, por questões educacionais com a sua universidade nos Estados Unidos.

Programação

As meninas se apresentam no Rio de Janeiro, no dia 12 de janeiro, e começam os treinos no dia 13, repetindo a logística de sucesso em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil. Os treinos desta vez serão na Arena Carioca 1, com a hospedagem no Hotel Venit, em frente ao Parque Olímpico, diminuindo o desgaste das atletas. As atividades de academia e laboratório serão feitas no CT do Time Brasil, no Parque Maria Lenk.

Os treinos no Rio de Janeiro vão até o dia 27 de janeiro. A equipe embarca para a Europa no dia 28, e do dia 29 em diante, além de treinos, fará amistosos no Velho Continente.

A estreia no Pré-Olímpico Mundial está marcada para o dia 6 de fevereiro, diante de Porto Rico. Depois têm França e Austrália. No novo formato da FIBA, todas as seleções se enfrentam e as três primeiras garantem vaga em Tóquio 2020.

O Brasil vem de um ano de 2019 positivo. Após a chegada de José Neto, em junho, o time venceu o Pan-Americano de Lima, acabando com um jejum que vinha de Havana 1991.

Depois foi bronze na AmeriCup, em Porto Rico, foi muito bem no Pré-Olímpico das Américas, vencendo Colômbia e Argentina e fazendo um jogo parelho diante do time principal dos Estados Unidos, atual campeão mundial e olímpico.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Brasil no Pré-Olímpico Mundial

Armadoras
Débora Costa – SESI Araraquara
Lays da Silva – Vera Cruz Campinas
Alana Gonçalo – Santo André

Alas/Armadoras
Tainá Paixão
Isabela Ramona
Patrícia Teixeira – Vera Cruz Campinas

Alas
Tatiane Pacheco – Ituano
Raphaella Monteiro – Ituano
Jeanne Flausino Morais – Vera Cruz Campinas

Alas/pivôs
Damiris Dantas – Busan BNK Sum-KOR
Mariana Dias – Vera Cruz Campinas
Vitória Marcelino
Clarissa Santos – Asvel Lyon-FRA

Pivôs
Erika Souza – IDK GIPUZKOA UPV-ESP
Maria Carolina Oliveira – Pró-Esporte Sorocaba
Jeniffer Nonato – Pró-Esporte Sorocaba
Juliana Maria – Vera Cruz Campinas

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete