Siga o OTD

Basquete

Franca e Flamengo estreiam na Champions League Americas

Finalistas da última edição do NBB fazem nesta sexta-feira primeira partida pelo torneio continental contra uruguaios e argentinos

Flamengo e Franca Basquete na final do NBB
Flamengo e Franca fizeram a final do NBB neste ano (FotoJump/LNB/arquivo)

O Flamengo e o Sesi Franca Basquete, atuais campeão e vice do NBB, começam nesta sexta-feira (1º) as respectivas caminhadas na Basketball Champions League Americas, a BCLA.

O Sesi Franca Basquete enfrenta o Aguada, do Uruguai, às 19h30, no Pedrocão. O time do interior de São Paulo está no Grupo B da competição ao lado do adversário desta noite e do Quimsa, da Argentina.

Já o Flamengo medirá forças com o Instituto de Córdoba, da Argentina, às 21h30 (de Brasília), em solo argentino. O CD Valdivia, do Chile, completa do Grupo C.

O Mogi também está na competição, que subistitui e Liga das Américas, e estreou com derrota para o San Lorenzo, da Argentina.

Franca Basquete antes do jogo contra o Brooklin Nets
Time de Franca antes de amistoso contra o Nets, no começo de outubro

“Mmaior campeonato continental “

O capitão do time francano, Elinho Corazza, destacou o novo sistema de disputa da competição. “É um campeonato muito importante, acho que pessoalmente, pra equipe e pra cidade é bem bacana, é um sistema novo de disputa, que é bem interessante. Estamos ansiosos para começar logo e fazer um bom resultado. Acho que o novo formato é bem melhor, não dependemos exclusivamente de jogar fora de casa para classificar, acho que é um sistema legal pra torcida e pra cidade. Estamos em um grupo forte e será bem disputado, mas vamos buscar fazer o melhor dentro de quadra para trazer o resultado positivo”, declarou o armador.

O técnico do Sesi Franca, Helinho Garcia, ressaltou a importância da torcida nessa nova competição. “A BCLA é o maior campeonato continental do momento, obviamente estamos bem orgulhosos e honrados de ter conquistado essa vaga, através de outras conquistas, nosso foco está em fazer um grande campeonato. Nosso pensamento e tratar como fizemos com a Liga Sul-Americana, cada um na sua prioridade do momento, e obviamente buscando as vitórias necessárias para irmos avançando de fase. Esse novo formato gera mais interatividade com a torcida e acredito que será muito positivo.” disse o técnico.

Mengão

O treinador Gustavo De Conti sabe da importância da competição e a reforça como prioridade. “É a maior competição das Américas. É como se fosse a Libertadores do basquete, dá uma vaga para disputar o campeonato mundial, que é o que a gente quer, e é a nossa prioridade nesta temporada”, comentou o técnico.

Olivinha destacou a importância de jogos com mando em casa e fora. “Eu acho o novo formato mais justo, porque você joga uma partida em casa, uma partida fora de casa, então acredito que seja a forma mais justa de definir o campeão da competição”, completou o ala/pivô.

Champions League Americas 2019

24/11 (Domingo)
21h – Mogi x Bigua (URU)

26/11 (Terça-feira)
19h30 – Franca x Quimsa (ARG)

29/11 (Sexta-feira)
21h30 – Flamengo x CD Valdivia (CHI)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete