Siga o OTD

Basquete

Seleção da LDB e os novos nomes do basquete brasileiro

Confira nomes que ganharam força após a edição deste ano da competição, por onde já passaram atletas que já chegaram à NBA

Matheusinho, do Flamengo, na Liga de Desenvolvimento de Basquete
Matheusinho, do Flamengo, foi o líder de assistências da LDB 2019 (João Pires/LNB)

O Campeonato Brasileiro Interclubes, a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), chegou ao fim neste ano com o tricampeonato do Pinheiros. Mas, além dos vencedores, o torneio apresenta os jogadores que podem vir a ser os grandes nomes do basquete adulto nacional dos próximos anos.

Didi Louzada, por exemplo, selecionado no draft da NBA neste ano, passou pela Liga de Desenvolvimento de Basquete. Bruno Caboclo, do Memphis Grizzlies, despontou nela em 2013. Cristiano Felício, dos Bulls, foi campeão da LDB 2013 e MVP da LDB 2014.

Na Festa dos Melhores do Ano do NBB 2018/2019, sete dos 16 prêmios individuais foram para frutos da LDB. Didi (Maior Evolução e Destaque Jovem), Lucas Dias (Pivô do Ano), Alexey (Sexto Homem), Jimmy (Defensor do Ano), Gegê (Líder em Assistências) e Léo Figueiró (Técnico do Ano), que treinou o Rio Claro na Liga de Desenvolvimento de Basquete 2015.

Agora em 2019, foi essa a seleção do campeonato. As escolhas são feitas pelos editores do portal da LNB.

#1 – Matheusinho (Flamengo)
O primeiro dessa lista é o armador Matheusinho, do Clube de Regatas Flamengo. Com 19 anos e dono de um grande talento, o jogador do rubro-negro foi o motorzinho do time na campanha que culminou na 4ª colocação pela LDB 2019.

Seus números comprovam as grandes atuações nessa edição da LDB. Em 17 jogos, notou médias de 14,2 pontos, 5,9 rebotes, 5,9 assistências, líder da competição, e 14,9 de eficiência.

#2 – Jonas Buffat (Pinheiros)
O MVP da Final Jonas Buffat foi capitão do Pinheiros e guiou o time para o tricampeonato da competição. A liderança foi vista não só no posto de capitão, mas também nos números anotados nos confrontos.

Nos 17 jogos em que participou, as médias foram de 13,2 pontos, 5,8 rebotes, 4,3 assistências e 16,4 de eficiência. Na finalíssima, porém, Buffat teve uma de suas atuações mais contundentes, com um duplo-duplo de 16 pontos, 12 rebotes, quatro assistências e 23 de eficiência.

#3 – Mãozinha (Pinheiros)
O próximo da lista também vem do time campeão da Liga de Desenvolvimento de Basquete. Mãozinha, do Pinheiros, com um protagonismo em alta na equipe pinheirense, fez um campeonato extremamente positivo.

Prova disso foram suas médias. Nos 15 jogos em que esteve em quadra, suas médias foram de 13,5 pontos, 6,3 rebotes e 17,9 assistências.

Outro ponto que chamou a atenção sobre Mãozinha nessa LDB é a grande impulsão que o jogador tem. Graças a isso, o jogador deu um show de enterradas na fase final da competição. Dá uma olhada em uma delas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

#4 – Márcio (Sesi Franca Basquete)
Umas das principais revelações do Franca nessa LDB, e um dos responsáveis por fazer a equipe mudar de patamar na competição, o pivô Márcio foi o grande nome da equipe da Capital do Basquete nesta edição do campeonato.

Com apenas 17 anos, o pivô francano demonstrou que tem um potencial gigantesco a ser lapidado nos próximos anos. Dono de médias de 15, 1 pontos, 7,6 rebotes e 17,6 de eficiência, Márcio foi dominante dentro do garrafão em praticamente todos os confrontos em que esteve em quadra.

#5 – Dikembe (Paulistano) – O Dono da Bola
O principal nome não poderia ser outro: o pivô Dikembe. Dominante a praticamente três anos em LDB, o jovem pivô, mais uma vez, fez bonito na maior competição de base do país.

Nos dez jogos em que disputou, suas médias foram de 17,8, 8,8 rebotes e 20,9 de eficiência.

Tais números renderam ao pivô o posto de MVP da LDB 2019. O prêmio foi o segundo seguido do jogador, que se tornou o primeiro a conseguir esse feito.

Sexto Homem: Matheus ‘Buiu’ (Paulistano)
Vindo do banco, Matheus Buiu, do Paulistano, foi um dos grandes nomes da rotação da equipe comandada por Beto Jayme.

Com médias de 10,1 pontos, 2,6 rebotes, 1,9 assistências e 21,9 minutos de quadra, Buiu se consolidou como um elemento surpresa forte nos confrontos que o CAP enfrentou na competição.

Na disputa pela terceira colocação, por exemplo, o armador teve uma atuação de gala frente ao Flamengo, com 17 pontos, dois rebotes, três assistências e 22 de eficiência.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Menções honrosas

Ao chegar até aqui, talvez você tenha sentido falta de um nome ou outro. Pois bem, alguns jogadores também mereciam tanto quanto os outros estarem nessa lista, por isso, listamos algumas menções honrosas nessa seleção.

O primeiro dessa lista é o jogador do Corinthians, Daniel Von Haydin, cestinha da equipe na competição, além de um matador de bola 3 nato – bateu o recorde bolas de 3 convertidas em um jogo (11 acertos).

Pedro Nunes, do Flamengo, também é outro que fez uma ótima LDB. Em sua primeira participação na maior competição de base do Brasil, o jogador anotou médias de 14,2 pontos, 3,8 assistências, 2,7 rebotes e 14,3 assistências.

Pelo Pinheiros, outro nome também aparece aqui: o ala Danilo Sena. Com médias expressivas de 20,8 pontos, 3,0 rebotes e 4,7 assistências e 24,2 de eficiência, Sena foi o cestinha do Pinheiros na LDB. Infelizmente, o jogador pouco esteve em quadra, e atuou em apenas seis jogos dos 17 que o Pinheiros disputou.

O Coritiba Monsters também tem um nome nessa lista: o ala Henrique Kirsten. Com atuações consistente, o jogador encerrou a LDB 2019 com médias de 16,5 pontos, 4,9 rebotes, 2,1 assistências e 10,2 de eficiência.

Para encerrar, o armador Jonatan, do Paulistano, também fez uma ótima LDB na edição de 2019. Responsável pela armação do CAP, o jogador anotou médias de 12,9 pontos, 2,2 assistências, 2,3 assistências e 11,1 de eficiência.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete