Siga o OTD

Basquete

Brasil perde para o Canadá e disputará o bronze na AmeriCup

Seleção Brasileira sofre no último período e cai para o Canadá por 66 a 58 na semifinal da Copa América feminina de basquete. Disputa pelo bronze acontece neste domingo

(FIBA/Divulgação)

Não foi desta vez. Na noite deste sábado (28), a Seleção Brasileira feminina não alcançou o resultado que gostaria na AmeriCup 2019, a Copa América de basquete, que acontece em San Juan, capital de Porto Rico. Em partida equilibrada, as comandadas do técnico José Neto cederam no último quarto diante do Canadá e ficaram pelo caminho ainda nas semifinais da competição. Agora, a equipe já projeta o próximo compromisso, válido pela disputa da medalha de bronze.

+JÁ CONHECE O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO YOUTUBE?

Na chave ao lado, Estados Unidos e Porto Rico se enfrentam ainda hoje para definir o segundo finalista. O confronto está marcado para às 21h (de Brasília).

Este foi o sétimo encontro envolvendo os dois países na história do torneio. Com a vitória por 66 a 58, as canadenses diminuíram a diferença no retrospecto geral e encostaram. Ao todo, somaram o terceiro triunfo consecutivo (2015, 2017 e 2019), enquanto as brasileiras levaram a melhor em outras quatro oportunidades (2001, 2005, 2009 e 2011).

+TABELA COMPLETA DA AMERICUP 2019

O jogo

Apesar da derrota, a Seleção Brasileira brigou do início ao fim em quadra. Depois de sair em desvantagem após os primeiros dez minutos (15 a 11), o rendimento coletivo prevaleceu e colocou o time novamente no jogo. A defesa mantinha a intensidade, mas o ataque não repetia o que havia feito principalmente na fase de grupos.

Ainda assim, com Damiris e Clarissa chamando a responsabilidade, o Brasil levou dois pontos de margem para o intervalo e deu indícios de que poderia buscar a vaga na final da AmeriCup: 28 a 26.

No retorno para as quatro linhas, o Canadá não diminuiu o ímpeto e explorou os erros brasileiros. Além disso, converteu diversos lances livres que fizeram a diferença com o estouro do limite de ambas as equipes. Cestinha do duelo com 23 pontos, Shay Colley foi fundamental na arrancada no quarto derradeiro, que assegurou a virada. Na somatória da parcial, as canadenses aplicaram 23 a 13 e carimbaram o passaporte para a decisão.

Entre os destaques do Brasil, justamente Damiris e Clarissa brilharam individualmente com 16 a 14 pontos, respectivamente. A última vez em que o elenco verde e amarelo marcou presença no pódio foi em 2013, no México, com a medalha de bronze.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete