Siga o OTD

Parapan 2019

Brasil bate Argentina no basquete em CR e vai para Tóquio

Basquete em cadeira de rodas do Brasil bate a Argentina no Parapan de Lima 2019 e garante vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Enriqe Cuneo / Lima 2019

A Seleção Brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas venceu a Argentina por 69 a 44 e conquistou a medalha de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. De quebra, o time faturou ainda a vaga para os Jogos de Tóquio, já que os três primeiros em Lima classificavam-se para a próxima Paralimpíada.

+ CONFIRA OS RESULTADOS DA COMPETIÇÃO

A vitória e a vaga vieram nesta sexta-feira (30). O Brasil dominou a partida desde o início, pressionou na marcação e criou muitas situações para marcar. A veterana Débora Costa apavorou, marcou 19 pontos e foi a cestinha da partida. Mas Vileide Almeida também representou, anotou 16 pontos e também foi outro destaque no bronze brasileiro. Do lado argentino, Maria Pallares também teve um grande destaque e terminou a partida com 18 pontos.

O time das brasileiras jogou muito bem coletivamente. A maior prova disso vem do número de assistências contra a Argentina: 22 contra 10 das adversárias sul-americanas. Contudo, nos rebotes, as argentinas levaram a melhor, vencendo por 37 a 32, uma vantagem nem tão grande assim e que não teve muita influência direta no jogo, visto que nos rebotes ofensivo o Brasil ganhou por 8 a 7.

E se o Brasil não sofreu muito na conquista do bronze, a final feminina do basquete em cadeira de rodas foi definida só nos momentos finais da partida. O Canadá fez um último período sensacional, anotou 20 a 12 nos 10 minutos finais e bateu as norte-americanas por 67 a 64.

Sendo assim, Canadá, EUA e Brasil estão garantidos nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Mais em Parapan 2019