Siga o OTD

Basquete

Brasil vence e termina 1ª fase na ponta do Sul-Americano Sub-21

Seleção Brasileira superou o Uruguai, por 78 a 67 e encerrou a fase de grupos na 1ª colocação de sua chave com duas vitórias

Foto: Divulgação/Consubasquet

A Seleção Brasileira Sub-21 Masculina garantiu classificação à semifinal do Campeonato Sul-Americano da categoria, com a primeira colocação do Grupo A, ao derrotar o Uruguai, nesta quarta-feira (14 de agosto), por 78 a 67 (34 a 31 no primeiro tempo), atuando no Coliseo Cubierto San Antonio, em Tunja, na Colômbia, pela última rodada da fase inicial. Com este resultado positivo, a equipe comandada pelo técnico Leonardo Figueiró chegou aos quatro pontos, decorrentes de dois resultados positivos.

O selecionado nacional esteve em vantagem, mas cometeu alguns erros na parte final do primeiro período e permitiu a virada uruguaia, que ficou ligeiramente na frente, em duelo marcado pelo equilíbrio (16 a 18). No segundo quarto, a equipe brasileira melhorou a marcação e levou o adversário a cometer alguns erros, dando a chance de recuperação para o Brasil, que assumiu o comando do marcador (18 a 13).

Na volta do intervalo, o jogo seguiu o mesmo panorama, com o equilíbrio prevalecendo até os minutos finais, quando o Brasil conseguiu um melhor desempenho e desgarrou um pouco (21 a 18). Nos minutos iniciais do período final, o Uruguai se recuperou e encostou, mas aos poucos o selecionado nacional foi voltando ao seu ritmo normal e, graças à marcação eficiente, que deu sustentação ao ataque, garantiu a segunda vitória na competição (23 a 18).

+ CONFIRA A TABELA DO SUL-AMERICANO DE BASQUETE MASCULINO SUB-21 

“Foi importante vencer um adversário duro, em um dia em que não estivemos tão bem, o que demonstra o crescimento do nosso grupo, que teve a força para buscar o resultado positivo, que nos deixou em primeiro no grupo, que era o nosso objetivo inicial”, analisou Leonardo Figueiró.

Jogaram pela Seleção Brasileira: 02. Caio Pacheco (01 ponto e 02 rebotes), 03. João Marcello Pereira, 04. Roberto Fagundes Filho, 05. Danilo Sena (09 pontos, 04 rebotes, 01 assistência e 01 bola recuperada), 08. Felipe Ruivo (07 pontos, 02 rebotes e 07 assistências), 10. Danilo Penteado (03 pontos e 05 rebotes), 11. João Vitor dos Santos (02 pontos, 02 rebotes e 01 assistência), 12. Dikembe André (15 pontos, 11 rebotes e 02 bloqueios – double-double), 13. Douglas Silva (04 pontos, 01 rebote e 01 bola recuperada), 14. Guilherme Abreu (22 pontos, 06 rebotes, 01 bola recuperada e 01 bloqueio), 19. Pedro Nunes (13 pontos, 03 rebotes, 02 assistências e 01 bola recuperada) e 24. Paulo Henrique Scheuer (02 pontos e 01 rebote).

Na semifinal, o Brasil vai encarar o segundo colocado do Grupo A, que ainda não está definido. O duelo que vai apontar um dos finalistas acontece na sexta-feira (16 de agosto), no mesmo local, com horário a ser definido.

De acordo com o regulamento, os vencedores das semifinais decidem o título do Sul-americano Sub-21 Masculino.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Basquete