Siga o OTD

Basquete

Varejão não renova e cita decepção: “Convite para sair”

Divulgação

Anderson Varejão não joga mais pelo Flamengo. O pivô de 36 anos anunciou nesta sexta-feira (18) que não irá retornar à Gávea para a próxima temporada. Segundo ele, o rubro-negro lhe ofereceu um novo contrato com redução salarial de 70%.

“Quando voltei ao Brasil, meu pensamento era encerrar a carreira no Flamengo,” disse Varejão em nota. “Ao final da temporada, falei da vontade de ficar na Gávea. Mas a vontade tinha que ser do clube também. Meu salário não era um ‘salário NBA’, estava nos padrões do Brasil, mas uma proposta como essa é mais um ‘convite para sair’. Na semana passada, ofereceram isso. Sem conversa ou negociação, essa semana encerraram o assunto. Faltou respeito, faltou consideração.”

O anúncio vem pouco mais de um mês após a conquista do NBB 11 pelo Flamengo. O pivô capixaba contribuiu ao longo do ano com cerca de 10 pontos e 7 rebotes por partida. Nos 18 meses desde que voltou ao Brasil, Varejão também ajudou o time a conquistar o Super 8 e o Campeonato Carioca. Com a camisa rubro-negra,

“Foi tudo muito intenso, foi realmente especial,”disse. “Formamos um time muito bom e com uma amizade forte dentro e fora de quadra, isso foi fundamental para que a gente conquistasse todos esses títulos. Sempre deixei o meu máximo em cada jogo, jogando com intensidade e no meu limite. Essa é a maneira que tenho de retribuir o carinho da torcida, que me abraçou desde o primeiro dia no Rio de Janeiro.”

“Fiquei chateado pela maneira como acaba a minha passagem pelo Flamengo. Faltou respeito. Mas, infelizmente, é assim que as coisas são,” completou.

Foco na seleção

Varejão ainda cita interesse de clubes brasileiros e europeus, mas que o foco agora é a Copa do Mundo FIBA China 2019, que começa em agosto. O jogador irá se apresentar com o resto do elenco para o técnico Aleksander Petrovic em Anápolis (GO), no dia 25.

“Temos um grupo de qualidade, que mescla experiência e juventude, jogadores com bastante rodagem e jovens com uma boa bagagem também. Temos tempo para uma boa preparação e chegar bem na China,” afirmou.

Confira a programação do basquete no Pan 2019.

Varejão começou a carreira nas categorias de base do Franca. Após passagem pelo Barcelona (ESP), foi escolhido no Draft da NBA de 2004 com 30ª escolha geral. Nos Estados Unidos, jogou por 12 temporadas no Cleveland Cavaliers e mais uma no Golden State Warriors. É o único brasileiro na história a jogar em três finais da NBA.

 

Mais em Basquete