Siga o OTD

Basquete

Uninassau vence Sampaio e quebra tabu de dois anos na LBF

Time de Recife venceu as maranhenses comandado pela pivô Érika de Souza e conquista a quinta vitória seguida na temporada

Uninassau segue subindo na classificação (Robson Neves)

Comandada mais uma vez por Érika de Souza a Uninassau/ Cabo de Santo Agostinho continuou sua ascensão na Liga de Basquete Feminino (LBF) 2019 ao vencer o clássico do nordeste contra o Sampaio Basquete por 71 a 55, no ginásio Wilson Campos, na capital pernambucana, na quarta (5).

A equipe treinada por Roberto Dornelas voltou a vencer a maranhense após dois anos e três meses – o último triunfo havia sido na temporada 2016/17 – e agora figura na quinta posição na temporada, com 8 vitórias em 14 jogos e 57% de aproveitamento. Já o Sampaio manteve a vice-liderança, agora com 75% de aproveitamento em 12 jogos (9V-3D).

Érika de Souza teve mais um duplo-duplo em sua segunda partida pela equipe, com 16 pontos e 15 rebotes, além de 59,3% de aproveitamento e eficiência 27 para levar mais um troféu de MVP da partida. Isabela Ramona (15 pontos), Brittany Starling (14 pontos e 10 rebotes) e Casanova (13 pontos e 7 assistências) também ajudaram a conduzir a Uninassau ao quinto triunfo consecutivo.

“Fico muito feliz. Agradeço muito a Deus por isso e ao Roberto de me dar a oportunidade de poder voltar aqui. Me sinto em casa e fico feliz também por poder estar ajudando minhas companheiras a sair com essa vitória importante”, declarou Érika de Souza.

No Sampaio, que teve noite abaixo da média (apenas 33% de aproveitamento geral), só Briahanna Jackson (15 pontos) e a aniversariante Vitória (10) pontuaram em dois dígitos. Raphaella Monteiro, que será uma das capitãs no Jogo das Estrelas no sábado, não foi bem e terminou com apenas 8 pontos e 2 rebotes.

“Foi uma partida difícil. A Uninassau tem um time forte, assim como a gente. A gente errou em alguns detalhes do jogo. Começamos bem, mas tivemos alguns erros defensivos e ofensivos. Agora é trabalhar para os próximos, acredito que jogaremos melhor em casa “, analisou Vitória Marcelino, do Sampaio.

Clássico na Liga de Basquete Feminino

O Sampaio começou melhor a partida no Recife, dominando boa parte do primeiro período, que a Uninassau só conseguiu virar no minuto final com uma bola de três convertida por Ramona. A equipe da casa ampliou a vantagem no segundo quarto, quando o Sampaio também foi mal, convertendo apenas 9 pontos com 24% de aproveitamento e ficando a dez pontos no placar.

Na volta do intervalo, o tricolor maranhense se ajustou, com Briahanna Jackson voltando bem (9 pontos no terceiro quarto), mas as pernambucanas conseguiram manter a diferença. O quarto final foi o melhor da Uninassau na partida, eficiente (58,8%) e aproveitando os pontos no garrafão com Érika e Starling para decretar o troco da derrota sofrida na rodada de estreia, em março.

Próximos jogos do Unissau e do Sampaio

Ambos jogam na quarta-feira (12) pela Liga de Basquete Feminino contra equipes do ABC paulista. A Uninassau/Cabo de Santo Agostinho enfrenta o Santo André/Apaba às 20h, (LBF LIVE), enquanto o Sampaio Basquete recebe o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip às 20h30.(LBF LIVE). Os confrontos se invertem na sexta (14).

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete