Siga o OTD

Basquete

Brasil pega dominicanos nas quartas da Copa América sub-16

Com a derrota nesta quarta-feira (05), para o Uruguai, a Seleção Brasileira já sabe quem terá pela frente nas quartas de final da competição

Giovanni Kleinübing/CBB

A Seleção Brasileira Masculina foi superada pelo Uruguai, nesta quarta-feira (05 de junho), por 68 a 55 (26 a 26 no primeiro tempo), em jogo válido pela rodada final da primeira fase da Copa América sub-16 de basquete, disputado na Arena Guilherme Paraense, em Belém (PA). Com este resultado, o Brasil irá enfrentar a República Dominicana nas quartas de final.

O quarto inicial foi equilibrado, com o Brasil, que trabalhou bem no garrafão, comandando o placar; os dois times mesclaram momentos de acertos e erros (11 a 14). No segundo, o panorama seguiu o mesmo, com a equipe dirigida pelo técnico Felipe Santana mantendo o comando do jogo, desta vez, no entanto, foi a vez do time uruguaio crescer na parte final do período (15 a 12).

Na volta do intervalo, o time uruguaio seguiu melhor e logo conseguiu abrir vantagem, aproveitando bem o momento de desacerto do quinteto brasileiro, que não conseguiu marcar e não atacou dentro do que foi planejado (30 a 12). Nos dez minutos finais, o Brasil retomou seu ritmo inicial e baixou a diferença, mas não conseguiu a aproximação necessária para conseguir a virada (12 a 17).

Os principais nomes da Seleção Brasileira foram: Rodolfo Bolis (18 pontos e 11 rebotes – double-double), Thiago Faria (14 pontos e 05 rebotes) e Matheus Leoni (09 pontos).

O clássico sul-americano foi acompanhado de perto por uma figura ilustre do basquete brasileiro e internacional: Paula Gonçalves, a Magic Paula, campeã mundial e medalhista olímpica vestindo a camisa do selecionado nacional.

Os demais resultados da jornada final da primeira fase foram estes: Estados Unidos 122 x 71 República Dominicana, México 75 x 84 Argentina e Porto Rico 76 x 96 Canadá.

A classificação final do Grupo B ficou dessa maneira: 1º) Canadá (03 vitórias), 2º) Uruguai (01 vitória e 02 derrotas), 3º) Brasil (01 vitória e 02 derrotas) e 4º) Porto Rico (01 vitória e 02 derrotas) – posições do segundo ao quarto lugares definidas nos critérios de desempate. Já do Grupo A: 1º) Estados Unidos (03 vitórias), 2º) República Dominicana (02 vitórias e 01 derrota), 3º) Argentina (01 vitória e 02 derrotas) e 4º) México (03 derrotas).

Desta forma, os cruzamentos das quartas de final, que já é uma fase eliminatória, ficaram assim: Estados Unidos x Porto Rico, República Dominicana x Brasil, Canadá x México e Uruguai x Argentina.

De acordo com o regulamento, nas quartas de final ocorre o cruzamento dos grupos e os vencedores avançam à semifinal. Posteriormente, os ganhadores dos jogos semifinais decidem o título. As quatro melhores seleções garantem vaga na Copa do Mundo Sub-17 Masculina 2020.

Mais em Basquete