Siga o OTD

Basquete

Santo André passa por cima do LSB na Liga de Basquete Feminino

Com 23 pontos, Erika comanda o triunfo andreense na última partida da LSB em casa na primeira fase da competição feminina

Erika foi o nome do jogo no Rio de Janeiro (Diego Maranhão)

Na última partida da LSB RJ/Sodiê Doces em casa pela primeira fase, o Santo André/Apaba conseguiu a segunda vitória seguida na Liga de Basquete Feminino (LBF) 2019. A equipe paulista venceu na Arena Olímpica de Deodoro, na capital carioca, por 62 a 37, com grande atuação de Erika, única jogadora da partida a pontuar em dígitos duplos.

A ala/armadora do Santo André foi responsável por 23 pontos, 4 assistências, 6 bolas roubadas e 79,3% de aproveitamento nos arremessos (converteu 9 de 11) na manhã deste domingo (2) e foi disparada a MVP do confronto, com 30 pontos de eficiência. Com 14,8 pontos de média em 13 jogos, Erika já tem cinco jogos com pelo menos 20 pontos em sua melhor temporada em cinco anos na Liga de Basquete Feminino.

Karina Jacob (8 pontos e 10 rebotes) e Luciana (8 pontos) foram as que mais pontuaram pela LSB, que se despediu da Arena da Juventude nesta fase de classificação. A equipe carioca, que corre por fora na briga pela última vaga dos playoffs, terminará a fase regular com mais três partidas fora de casa neste mês, contra Blumenau (5), Pró-Esporte/Sorocaba (25) e Ituano Basquete (27).

O jogo

O jogo começou em ritmo lento – as atletas do Santo André saíram do zero no placar apenas na metade do primeiro período. Quando se acertou, o time de Bruno Guidorizzi contou com a atuação inspirada de sua ala/armadora para construir vantagem. Sem muitas dificuldades, o atual terceiro colocado venceu todas as parciais do jogo.

O resultado final foi o menor placar somado (99 pontos) registrado na temporada da Liga de Basquete Feminino, ao lado de outra partida que também envolveu a equipe paulista (derrota para o SESI Araraquara em 15/5). O Santo André/Apaba tem agora 9 vitórias em 13 jogos e 69,2%de aproveitamento.

“Hoje a gente não conseguiu impor nossa defesa da melhor maneira possível, mas a gente jogou forte e tentou dar o nosso melhor. É continuar nessa crescente, porque agora só teremos adversários difíceis: tanto os que querem nos passar na tabela, quanto os que estão acima de nós”, analisou Erika.

Próximos jogos pela Liga de Basquete Feminino

A LSB RJ/Sodiê Doces viaja para o sul onde irá enfrentar o Blumenau na quarta-feira (5/6, 20h15), enquanto o Santo André/Apaba faz o clássico do ABC paulista contra o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip na quinta-feira (6/6, 19h). Ambos os jogos terão transmissão pela LBF LIVE, plataforma online da LBF gerenciada pela TV NSports.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete