Siga o OTD

Basquete

Érika e Clarissa começam nesta quarta disputa do playoff semifinal da WNBA

As pivôs Érika de Souza e Clarissa dos Santos, que representaram o Brasil na Olimpíada do Rio, iniciam pelo Chicago Sky a disputa por uma vaga na final da WNBA 2016. Nas semifinais, na série melhor de cinco jogos, as brasileiras enfrentam o Los Angeles Sparks, a partir desta quarta-feira (dia 28), às 23h de Brasília. A equipe que somar primeiro três vitórias seguirá para a grande decisão. Essa é a quinta vez que Érika entrará em quadra para disputar a semifinal da WNBA.

“Estamos pensando em um jogo de cada vez. Ninguém achava que conseguiríamos nos classificar em quarto lugar e passar direto para as quartas de final, mas conseguimos. Não éramos as favoritas no confronto contra o Atlanta Dream, mas vencemos. Agora estamos na semifinal contra o Los Angeles Sparks, o segundo melhor time da fase de classificação, e a nossa mentalidade não vai mudar”, analisou Érika.

Para a pivô, a confiança no coletivo foi a chave para a equipe seguir viva no campeonato.

“Apesar de termos um grande desfalque no nosso time, não pensamos em nenhum momento que isso acabaria com as nossas chances. Continuamos jogando em conjunto, pensando no coletivo, acreditando no talento de cada uma”, disse.

Érika nessa temporada se igualou à brasileira Janeth Arcain com mais disputas nas fases decisivas da WNBA. Janeth esteve nos playoffs em cinco oportunidades (1997 a 2000 e 2005). Das quatro vezes que disputou as semifinais no torneio, Érika se classificou para a final em todas elas. Em 2002, com o Los Angeles Sparks (campanha que culminou com o título da WNBA), além de 2010, 2011 e 2013, com o Atlanta Dream.

Este ano, a WNBA adotou um formato diferente para os playoffs. Não existe mais a disputa dentro de Conferências, uma vez que os oito times classificados para os playoffs são determinados pelas melhores campanhas no geral, independente do lado que representam (Leste ou Oeste). Por isso, o que antes era conhecido como Final de Conferência e disputado em uma série de três jogos, hoje é somente semifinal e decidido em uma série de cinco partidas.

WNBA 2016 – Semifinais

JOGO 1: Quarta-feira (28 de setembro), às 23h de Brasília – Staples Center (Los Angeles)
JOGO 2: Sexta-feira (30 de setembro), às 23h de Brasília – Staples Center (Los Angeles)
JOGO 3: Domingo (2 de outubro), às 16h de Brasília – Allstate Arena (Chicago)
JOGO 4*: Terça-feira (4 de outubro) – Allstate Arena (Chicago)
JOGO 5*: Quinta-feira (6 de outubro) – Staples Center (Los Angeles)

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete