Siga o OTD

Basquete

Marcelinho Machado lança projeto socal no Rio de Janeiro

Marcelinho Machado, ex-capitão da seleção de basquete, apresentou projeto social que vai beneficiar 150 jovens e crianças com aulas da modalidade.

Divulgação

Era o sonho de um dos maiores ídolos do basquete nacional. E virou realidade. Ex-capitão da Seleção Brasileira, com mais de 30 anos dedicados ao basquete, Marcelinho Machado vai levar a paixão pela bola laranja para o dia a dia de dezenas de jovens e crianças de escolas públicas do Rio de Janeiro. O ex-jogador lançou, na manhã desta terça-feira, dia 12, no bairro da Penha (zona Norte do Rio de Janeiro), o ‘M4 Nas Escolas’, projeto social que leva a sua marca e que vai oferecer aulas gratuitas da modalidade (quatro vezes por semana) no contraturno escolar em duas escolas do município fluminense.

A iniciativa, que integra a plataforma de esportes da BV, marca de varejo do Banco Votorantim, conta com os apoios de Estácio e Secretaria Municipal de Educação, e vai atender 150 crianças e adolescentes de 9 a 15 anos das escolas municipais Presidente Eurico Dutra (Penha) e Presidente João Goulart (Andaraí).

Durante a inauguração do projeto, na quadra do núcleo da Penha, espaço que passou por reforma e pintura, além de receber materiais esportivos, Marcelinho pisou pela primeira vez em uma quadra depois da aposentadoria como profissional, em maio de 2018. Três vezes medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos (Guadalajara-2011/Rio-2007/Winnipeg-1999), o ex-ala vestiu o uniforme e comandou um ‘aulão inaugural’ com os estudantes. No dia anterior, alunos da escola no Andaraí já tinham vivido a mesma experiência.

– Sempre quis devolver para o basquete um pouquinho do que ele me deu. Se hoje sou quem sou, se hoje estou aqui como um homem realizado, foi porque o esporte me ensinou valores que ajudaram na minha educação e na minha formação.

Para Marcelinho, o ‘M4 Nas Escolas’ é a realização de um sonho de compartilhar um pouco do que aprendeu e viveu para incentivar a prática do esporte.

– Estou muito feliz com tudo isso que está acontecendo, com esse momento da minha vida. É um dia especial e quero participar de tudo. Vou estar presente no dia a dia e nas aulas sempre que possível. Pude ver o brilho nos olhos dos professores durante a capacitação, a maneira como fomos recebidos, a alegria dessa garotada… Isso tudo mexe comigo, mas que também vai mexer com o presente e o futuro deles, seja dentro ou fora das quadras. O esporte é também uma forma de educar e não poderia haver lugar melhor para o projeto do que a escola – comentou.

O ‘aulão inaugural’ contou com a participação dos professores, capacitados com a metodologia desenvolvida pela equipe técnica do ‘M4 Nas Escolas’. Familiares e convidados também estiveram presentes, além de Wagner e Fred, ex-companheiros da época de Flamengo. As inscrições começam nesta quarta-feira, dia 13, em ambos os núcleos.

Parcerias

O ‘M4 Nas Escolas’ contou com suporte da iniciativa privada, além do apoio da Secretaria Municipal de Educação, para sair do papel. O projeto integra a plataforma de esportes da BV, marca de varejo do Banco Votorantim, que tem a missão de viabilizar a próxima conquista de consagrados atletas brasileiros.

– A BV acredita que o esporte é uma grande ferramenta de inclusão e educação, promovendo a paz, tolerância e respeito na sociedade. Por isso, quando conhecemos as ideias do Marcelinho, na hora abraçamos a proposta do ‘M4 na Escolas’, oferecendo as ferramentas para que ele pudesse tirar o seu sonho do papel. Sua metodologia de ensinar basquete colabora não só no incentivo da prática esportiva, mas na formação do ser humano. A BV busca transformações sociais por meio do esporte e para nós é uma honra pode reformar a quadra das escolas e trazer ações como essa, pois o que estamos fazendo agora será colhido com muito sucesso lá na frente – explica Gabriel Ferreira, Diretor Executivo do Banco Votorantim.

– Em nosso Programa de Responsabilidade Social, valorizamos o pilar Esporte, pois expressa amplamente a nossa visão sobre a importância desta modalidade como complemento ao processo educativo e à formação de cidadania. Nesse sentido, investimos, continuamente, em ações e projetos sociais capazes de integrar esporte e educação com o propósito de promover transformações individuais e coletivas de longo prazo, como o ‘M4 Nas Escolas’. Nossa maior missão é Educar para Transformar – afirma Cláudia Romano, Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Estácio.

Mais em Basquete