Siga o OTD

Basquete

Franca domina, vence o Paulistano e leva decisão da série para o jogo 5 do NBB

O Franca Basquete não deu chances ao Paulistano/Corpore e empatou a série novamente no NBB. Com primeiro quarto simplesmente arrasador, a equipe francana venceu o Jogo 4 das quartas de final, nesta terça (02), em pleno Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), por largos 105 a 87, e empatou o confronto em 2 a 2.

Com a nova igualdade na série, a vaga na semifinal será disputada no Jogo 5, que será realizado neste sábado (06), no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), com horário e transmissão a definir.

Pode se dizer que o time de Helinho Garcia matou a partida no primeiro quarto. Com superioridade desde o início, em que fez 7 a 0, os francanos não tomaram conhecimento do Paulistano e foram ampliando a vantagem a cada minuto que passava. Com 11 pontos de Pedro e nove de Cipolini, a equipe visitante encerrou o período inicial com 33 a 9.

O time do técnico Helinho deu uma verdadeira aula de basquete e teve 11 de seus 12 atletas pontuando. Os destaques ficaram por conta do ala/armador Pedro, ex-Paulistano, com 18 pontos, sendo 11 deles no primeiro quarto, o pivô Cipolini, com 13 pontos, e o armador Alexey, autor de 12 pontos e nove assistências.

“Tivemos a humildade de reconhecer os erros que tivemos no último jogo e soubemos nos preparar mentalmente para o que tínhamos que fazer, e com a intensidade necessária para vencer o Paulistano. Os atletas tiveram mérito pela preparação para o que tinha que ser feito, mas o foco e a intensidade fizeram total diferença”, comentou o técnico Helinho Garcia.

Com 17 pontos em 18 tentados, o ala Antonio Elpídio teve atuação quase perfeita na noite desta terça-feira (02), no NBB. Com aproveitamento de 100% nos arremessos de quadra (3/3 nas bolas de 3 e 3/3nas bolas de 2), o jogador errou apenas um lance livre na partida inteira e deixou a quadra com 94,4% nos pontos tentados. Dos 17, foram dez no último quarto, também sem erro algum.

Alguns números podem provar o que foi a superioridade do Franca no primeiro quarto, onde a partida foi realmente decidida. Nas bolas de 3, os francanos tiveram cinco acertos em sete tentativas (71,4% de aproveitamento), enquanto o Paulistano não acertou nenhum arremesso em nove tiros. A defesa francana ainda forçou cinco desperdícios de bola ao clube da casa, que registrou menor pontuação em um quarto da série.

Mas não foi só no primeiro quarto que Franca foi superior. No segundo período, ao Paulistano até ameaçou uma reação, mas o máximo que conseguiu foi reduzir a diferença para 20 pontos. Já no terceiro quarto, o time francano seguiu arrasador, e a margem chegou aos 31 pontos (77 a 49). Nem mesmo os 14 pontos de Yago Matheus no último quarto foram capazes de tirar o brilho da incrível vitória francana.

“Entramos muito focados, como fizemos no campeonato todo. Esse jogo foi fruto de um trabalho que fizemos o ano inteiro e sabíamos disso. Nos entregamos, resgatamos a consistência que tivemos durante a competição. Tivemos algumas falhas na defesa que podemos melhorar, mas vamos focar totalmente no Jogo 5”, disse o armador Alexey, do Franca.

Em um jogo tão desigual no NBB, alguns números chamam a atenção e mostram um pouco do que foi a partida: nas bolas de 3, o Franca teve 16 acertos em 28 tentativas (57,1% de aproveitamento) contra apenas 11 em 36 do Paulistano (30,6% de aproveitamento), além de 24 assistências (sendo 18 de Coelho e Alexey, com nove cada) contra apenas 11 do clube da casa.

“Tivemos um aproveitamento muito bom, defesa muito forte e superioridade também nos rebotes, este que tem sido crucial em todos os jogos da temporada. Agora vamos convocar o torcedor francano para lotar o Pedrocão. Mas temos que fazer mais, não adianta estar feliz porque ainda não acabou nada”, declarou o cestinha francano, Pedro.

Vindo do banco, o garoto Yago Matheus puxou a pontuação do Paulistano na reta final da partida, fez 1 pontos na parcial e deixou a quadra com seu recorde pessoal no NBB, 24 pontos, com direito a cinco bolas de 3 certas em oito tentadas (62,5% de aproveitamento).

Com 17 pontos, Arthur Pecos foi outro destaque do Paulistano na partida, assim como Lucas Dias, que sob forte marcação, deixou a quadra com 10 pontos.

Franca e Paulistano voltarão a decidir uma série quartas de final no Jogo 5 do NBB. Em 2013/2014, as equipes estiveram frente a frente brigando pela vaga na semifinal, que após cinco partidas, ficou com o clube alvirrubro, dono do mando de quadra do confronto. Desta vez, o direito de sediar o duelo derradeiro é do Franca. Será que a história muda?

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Basquete