Siga o OTD

Basquete

Após duas derrotas seguidas no NBB, Botafogo vence São José

Botafogo reencontra o caminho da vitória e fatura o quinto triunfo em nove jogos na atual temporada. São José acumula a quarte derrota seguida.

Reprodução/Instagram

O Botafogo voltou a vencer na atual temporada do NBB. Na noite desta terça-feira (28), diante de sua torcida no Ginásio Oscar Zelaya, a equipe carioca superou o São José Basketball, pelo placar de 84 a 74, e se firmou no grupo das equipes que vão à Copa Super 8, torneio reunirá os oito melhores do primeiro turno e dará ao campeão uma vaga na Liga das Américas da próxima temporada.

Com o resultado, o Botafogo igualou a campanha do sexto colocado Life Fitness/Minas, que é de cinco vitórias em nove partidas, mas não o ultrapassou devido ao saldo de cestas. Já o São José sofreu sua quarta derrota consecutiva e se manteve no limite da zona de classificação aos playoffs, em 12º, com dois triunfos em nove jogos (22,2% de aproveitamento).

+ CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO

O Botafogo contou com uma bela atuação coletiva para sair de quadra vencedor, mas alguns desempenhos individuais chamaram a atenção: o pivô Ansaloni, com 21 pontos e oito rebotes, o armador Jamaal, autor de 16 pontos (6/8 nos arremessos) e oito assistências, e o ala/pivô Arthur Bernardi, que registrou 15 pontos, sete rebotes e seis assistências e foi o atleta mais eficiente da partida.

Além do trio citado acima, o Glorioso também contou com ótimas atuações do ala/armador Cauê Borges, autor de 14 pontos (3/4 nas bolas de 3) e quatro assistências, e do pivô Maique, que saiu do banco e registrou 11 pontos, sendo oito deles no segundo quarto, em que ele deu três cravadas humilhantes.

Pelo lado do São José, os destaques ficaram por conta do ala Vinícius Pastor, que saiu do banco e foi o cestinha da equipe com 21 pontos (7/10 nos arremessos de quadra), do ala/armador Pedro Teruel, com 17 pontos e oito rebotes, do ala Schneider, que registrou 16 pontos, e do armador argentino Fabian Sahdi, com dez pontos, seis rebotes e quatro assistências.

Quando o placar apontava 29 a 25 para o São José, restando seis minutos para o fim do segundo quarto, o Botafogo virou a chavinha e mudou o cenário da partida. Com defesa por zona insana e sufocante, a equipe aproveitou a velocidade na transição, contou participação “opressora” do pivô Maique para emplacar uma corrida de 15 a 0 e não só virar o jogo como ainda abrir 11 pontos (40 a 29) pouco antes de ir para o intervalo.

Depois de ver o São José encostar no placar e empatar a partida no terceiro quarto (56 a 56), o Botafogo usou o período final para sacramentar seu triunfo. A equipe contou com ótima aparição da dupla Ansaloni e Jamaal para abrir 15 pontos (82 a 67) na reta final da parcial e soltar o grito da vitória com mais tranquilidade.

Ambas as equipes terão o Vasco da Gama, no Ginásio São Januário, como próximo adversário: o São José na quinta-feira (29/11), às 20h45 (horário de Brasília), enquanto o time carioca faz o clássico no sábado (01/12), às 14 horas.

Mais em Basquete