Siga o OTD

Basquete

São José surpreende e vence o Bauru fora de casa no NBB

Equipe não se intimidou por jogar no Ginásio Panela de Pressão, superou o rival por 75 a 63 e ainda o ultrapassou na tabela de classificação

Victor Lira/Bauru Basket

O sábado foi de alegria para o São José. Em pleno Ginásio Panela de Pressão, a equipe do técnico Paulo Cezar Jaú virou para cima do Bauru no último quarto e conquistou uma expressiva vitória fora de casa, pelo placar de 75 a 63. Com isso, o time joseense ultrapassou os bauruenses na classificação.

Põe na conta: O resultado fora de casa fez com que o São José ultrapassasse o próprio Bauru na classificação. Com duas vitórias em cinco jogos (40% de aproveitamento), a Águia “roubou” o décimo lugar do Dragão, que caiu para 11º, com campanha de três êxitos em nove oportunidades (33,3% de aproveitamento).

Trabalho coletivo: Para sair de quadra vencedor, o time do Vale do Paraíba contou com um forte jogo coletivo e teve quatro atletas pontuando em dígitos duplos: o ala Márcio Dornelles, de 43 anos (14 pontos), o armador argentino Fabian Sahdi (13), o ala Schneider (13) e o pivô Douglas Nunes (12), que ainda pegou dez rebotes e registrou um duplo-duplo.

Que último quarto: O último quarto foi o momento chave da vitória joseense. Depois de fechar o terceiro período perdendo (48 a 45), a Águia contou com 13 pontos do ala Schneider (4/6 nos arremessos de quadra), venceu a parcial por expressivos 30 a 15 e fechou o duelo com vitória por 12 pontos de vantagem: 75 a 63.

Hora do bote: A virada do São José aconteceu na metade do último quarto. Depois de estar perdendo por 57 a 54, a equipe visitante emplacou uma corrida de 9 a 0 e não só virou o jogo como ainda abriu seis pontos (63 a 57). A partir daí, a confiança joseense aumentou e esfriou qualquer tentativa de reação dos donos da casa, que não tiveram forças para buscar a virada.

Fizeram falta: O Bauru entrou em quadra com cinco desfalques: os armadores Larry Taylor e Samuel e os alas Alex Garcia e Gui Santos, que ainda se recuperam de suas lesões e têm retornos próximos, além do ala/pivô Gabriel Jaú, que voltará à ativa somente em fevereiro de 2019.

Baixa inesperada: Após ser um dos destaques da vitória contra o Minas na quinta-feira (08/11), o ala/pivô Jefferson William ficou em quadra por pouco mais de dois minutos devido a um desconforto no músculo posterior da coxa esquerda sentido durante o jogo. Desta forma, o departamento médico e a comissão técnica optaram por deixá-lo de fora do resto do jogo.

Bem que tentaram: Muito desfalcado, o Dragão teve o pivô Lucas Mariano, cestinha da partida com 23 pontos, como principal referência ofensiva. Seu companheiro no garrafão titular bauruense, o ala/pivô Renato Scholz, também se sobressaiu ao anotar 14 pontos.

Próxima parada: Agora, o Bauru voltará à quadra na terça-feira (13) para visitar o Joinville, no Centreventos Cau Hansen, às 19 horas. No dia seguinte, quarta-feira (14), o São José receberá o Flamengo, no Ginásio Lineu de Moura, também às 19 horas.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Basquete