Siga o OTD

Basquete

Brasil bate a Argentina e vai à final do Sul-Americano sub-15

Seleção precisou do tempo extra para superar os rivais e também garantiu a classificação para a Copa América sub-16 de 2019

Divulgação/CBB

A Seleção Brasileira de basquete Sub-15 Masculina derrotou a Argentina, na noite deste sábado (10), no tempo extra, por 85 a 79 (66 a 66 no tempo normal e 40 a 23 no primeiro tempo), na semifinal do Campeonato Sul-Americano da categoria. A partida foi no ginásio Antonio María Borderes (CA Atenas), em Montevidéu, capital uruguaia. Com este resultado, além de chegar à grande final, a equipe comandada pela técnica Thelma Tavernari garantiu classificação para a Copa América Sub-16 Masculina/Pré-Mundial – 2019.

“Conseguimos um bom rendimento no momento capital do jogo e superamos uma equipe forte e tradicional, mostrando a nossa força e que estamos crescendo também. Agora é manter o foco para o duelo decisivo, que será difícil, seja contra o Uruguai ou diante da Venezuela”, comentou a técnica Thelma Tavernari.

Na grande final, o selecionado nacional vai encarar o vencedor da outra semifinal, que reúne o anfitrião Uruguai e a Venezuela. O duelo que vai apontar o grande campeão acontece neste domingo (11 de novembro), às 21h45 (de Brasília), no mesmo local.

O Jogo

O clássico começou equilibrado, mais ainda nos minutos iniciais o Brasil passou a comandar o marcador, abrindo vantagem, graças ao bom desempenho defensivo e à transição eficiente, além de alguns arremessos certeiros de média e longa distância (20 a 10 – 1º quarto). No segundo, o selecionado argentino tentou a recuperação no início, mas foi logo contida pela excelente performance brasileira, que manteve a intensidade defensiva e o bom aproveitamento no ataque, aumentando mais um pouco a sua diferença (20 a 13 – 2º quarto).

O terceiro quarto foi totalmente dominado pela Argentina, que cresceu de produção e não deixou o Brasil jogar da mesma maneira que ocorreu no primeiro tempo. Desta forma, a diferença caiu bastante e a partida ficou equilibrada. Na parte final deste período, o selecionado nacional teve alguns bons momentos e se manteve no comando do marcador (10 a 23 – 3º quarto).

No último quarto, o conjunto argentino aproveitou bem os desacertos defensivos do Brasil para, com duas bolas certeiras de três pontos, empatar a partida e levar a definição do vencedor para a prorrogação (16 a 20 – 4º quarto).

No tempo extra, o clássico seguiu extremamente equilibrado, com o Brasil liderando o marcador, graças às excelentes performances do escolta Matheus Leoni e do lateral Felipe Motta (cestinha da partida), que chamaram a responsabilidade no momento decisivo. No final, com muita garra e determinação, a equipe comandada pela técnica Thelma Tavernari teve um aproveitamento melhor e chegou ao resultado positivo (19 a 13 – prorrogação).

Estatística dos jogadores brasileiros

04. Matheus Leoni (18 pontos, 03 rebotes e 02 assistências)
05. João Victor Capela (02 pontos, 02 rebotes e 01 assistência)
06. Felipe Nascimento (10 pontos, 08 rebotes, 01 assistência, 02 bolas recuperadas e 01 bloqueio)
11. Tiago Faria (04 pontos, 02 assistências e 01 bola recuperada)
12. Matheus Honorato (02 pontos e 03 rebotes)
13. Felipe Motta (28 pontos, 11 rebotes e 02 assistências – double-double)
15. Eduardo Sanchez (08 rebotes, 02 assistências e 01 bloqueio)
22. Vitor Ibiapina (09 pontos, 05 rebotes, 03 assistências, 01 bola recuperada e 01 bloqueio)
23. Rodolfo Rufino (12 pontos, 16 rebotes, 01 assistência, 02 bolas recuperadas e 02 bloqueios – double-double).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Basquete