Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Brasil fica em 4º lugar na Copa do Mundo de basquete 3×3

Brasil perde para Estados Unidos e Letônia e encerra participação histórica no Mundial em quarto lugar

Brasil perdeu para Letônia e Estados Unidos e ficou em 4º lugar na Copa do Mundo de basquete 3x3
(Foto: FIBA 3X3)

O Brasil encerrou sua histórica participação na Copa do Mundo de basquete 3×3, em Viena, na Áustria, na quarta colocação. A equipe formada por Socas, Ruan, Branquinho e Jonatas acabou superada na semifinal pelos Estados Unidos e também perdeu a disputa do bronze para a Letônia, neste domingo (04). Ainda assim, foi a melhor campanha do país na competição.

Depois de passar pela Polônia com uma bola no estouro do cronômetro nas quartas de final, o Brasil chegou com moral para o duelo contra os Estados Unidos na semi. A equipe brasileira até saiu na frente, mas o time adversário encaixou uma boa sequência de bolas de dois pontos, em especial com Fredette, ex-NBA, e logo passou a frente. Os EUA abriram cinco pontos e administraram até fechar em 21 a 17.

Com a derrota, o Brasil foi encaminhado à disputa do bronze, onde encarou a Letônia, atual campeã olímpica. Assim como aconteceu na semifinal, a equipe verde-amarela saiu em vantagem e chegou a ter 4 a 2 de frente, mas a alegria brasileira durou pouco tempo. A Letônia tomou conta do jogo e, com um forte ritmo, chegou a vitória em 22 a 12 a pouco menos de três minutos do fim do tempo regulamentar.

Dessa forma, o Brasil encerrou sua participação na Copa do Mundo de basquete 3×3 em quarto lugar, garantindo a melhor campanha de sua história. A equipe venceu cinco jogos, sendo três na fase de grupos e dois no mata-mata, e perdeu três. Curiosamente, as três derrotas brasileiras vieram para as equipes que fizeram o pódio da competição: Sérvia e Estados Unidos (finalistas) e Letônia (bronze).

Vaga no Pré-Olímpico

Com a quarta colocação, a equipe brasileira perdeu a chance de disputar o Pré-Olímpico para os Jogos de Paris 2024. Apenas os três primeiros colocados da Copa do Mundo se garantiram na competição que distribuirá três vagas para a Olimpíada. O basquete 3×3 fez sua estreia olímpica em Tóquio-2020 e contará com a participação de oito seleções em cada naipe em Paris 2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil ainda pode ir ao Pré-Olímpico Mundial por meio do ranking mundial – os sete primeiros colocados vão à competição. Além disso, poderá disputar o Pré-Olímpico 2, caso seja campeão da AmeriCup deste ano. Este segundo torneio qualificatório contará com oito equipes e dará uma vaga para a Olimpíada. Atualmente, o Brasil é o 35º colocado da classificação masculina.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete 3 x 3