Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Brasil perde para Bélgica e é eliminado da Copa do Mundo

Errando muito, Brasil perde para Bélgica por 15 a 9 e é eliminado nas oitavas de final da Copa do Mundo

Brasil x Bélgica Copa do MUndo de basquete 3x3
Luana ficou zerada no jogo contra a Bélgica (Foto: Divulgação/FIBA)

O Brasil perdeu para a Bélgica por 15 a 9 neste sábado (25) e foi eliminado nas oitavas de final do torneio feminino da Copa do Mundo de basquete 3×3. A seleção formada por Luana Batista, Vanessa Sassá, Gabi Guimarães e Vitória Marcelino chegou a estar a frente boa parte do jogo, mas cometeu muitos erros, em especial nas bolas do perímetro, e sofreu na metade final do jogo. A competição é disputada em Antuérpia, na Bélgica.

+ Ana Sátila é 9ª na final do K1 da Copa do Mundo de canoagem slalom

No início do jogo, as duas equipes erraram muito. Com três minutos disputados, apenas três pontos haviam sido marcados – o Brasil vencia por 2 a 1. As brasileiras tiveram um bom momento e chegaram a abrir 5 a 3, mas isto logo passou. As belgas anotaram uma corrida de cinco pontos seguidos para passar a frente em 8 a 5. A partir daí, as donas da casa se acertaram e passaram a tomar conta do duelo.

A Bélgica jogou sem jogadoras reservas por boa parte do duelo, já que Resimont se machucou ainda na metade inicial e não pôde voltar. O time teve que manter as mesmas três jogadoras em quadra até o final, mas isto não atrapalhou em nada as europeias. Depois que o placar ficou 10 a 7 para a Bélgica por algum tempo, a equipe foi empurrada pela torcida e dominou as ações dos dois minutos finais. Estagnado no placar por quase todo esse tempo, o Brasil não teve forças para reagir e foi derrotado em 15 a 9.

Números

Sassá anotou as duas únicas bolas de dois do Brasil no duelo e foi o destaque da partida, com sete pontos ao todo. Gabi marcou dois, enquanto Luana e Vitória saíram zeradas. O Brasil teve um aproveitamento de apenas 14% do perímetro (2/14) e 27% nos arremessos de um ponto (4/15). Além disso, acertou apenas um dos três lances livres que chutou na partida. Pelo lado belga, Julie Vanloo marcou sete pontos, enquanto Becky Massey fez seis. O time teve 50% de aproveitamento nos arremessos do garrafão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Trajetória

Com o revés, o Brasil encerra sua campanha na Copa do Mundo de basquete 3×3 com duas vitórias e três derrotas. A equipe venceu a Nova Zelândia e a Áustria na primeira fase, perdendo para Estados Unidos e França. Assim, se classificou em terceiro lugar do grupo para as oitavas de final, onde acabou derrotada pela Bélgica. Entre os homens, a seleção caiu ainda na primeira fase, após uma vitória e três derrotas.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete 3 x 3