Siga o OTD

Badminton

Fabrício e Jaqueline garantem medalha no Challenge do Irã

Além do pódio nas duplas mistas, Brasil avançou em quatro frentes para as quartas de final no Internacional Challenge

Jaqueline Lima e Fabrício Farias em ação no Internacional Challenge do Irã de badminton
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

O Brasil teve uma grande quinta-feira no Internacional Challenge do Irã de badminton. Fabrício Farias e Jaqueline Lima se garantiram na semifinal do torneio de duplas mistas e asseguraram uma medalha na competição. Jonathan Matias e Juliana Viana avançaram às quartas de final de simples, assim como Jaqueline Lima/Samia Lima e Izak Batalha/Matheus Voigt nas duplas.

Pela chave de duplas mistas, Fabrício Farias e Jaqueline Lima venceram os emiradenses Kuswanto Kuswanto/Sreeyuktha Parol por 2 a 0 (21/13 e 21/14) para avançarem à semifinal. Agora, eles enfrentarão os indianos Reddy Sumeeth/Reedy Sikki. Não há disputa de terceiro lugar no torneio e, portanto, os brasileiros já têm ao menos uma medalha de bronze assegurada.

Pela disputa individual, Jonathan Matias (59º) venceu uma jornada dupla para se garantir nas quartas de final masculina. Cabeça de chave número dois, ele bateu o iraniano Amirhossein Hasani (1057º) por 2 a 0 (24/22 e 21/16) e, em seguida, superou o peruano Xiadong Sheng (129º) em 23/21 e 21/19. Seu próximo adversário será Viren Nettasinghe (82º), de Sri Lanka.

Entre as mulheres, Juliana Viana Vieira (53º) teve menos trabalho para superar a indiana Sakshi Gahlawat (342º) e se classificar para as quartas de final. A brasileira, que é a principal ranqueada do torneio, superou a asiática em 21/14 e 21/13. A próxima adversária de Juliana será a tcheca Tereza Svabikova (81ª), cabeça de chave número seis.

Quartas em duplas

Principais cabeças de chave, Jaqueline Lima e Samia Lima bateram as iranianas Zahra Robati/Seyedeh Ziabari por 2 a 0 (21/18 e 21/11) e avançaram às quartas de duplas femininas do Internacional Challenge do Irã de badminton. Valendo uma medalha, as brasileiras, que juntas formam a 57ª melhor parceria do mundo, voltarão a enfrentar iranianas na próxima fase: Aida Enayati/Fatemeh Fanaei.

Entre os rapazes, Izak Batalha e Matheus Voigt também venceram iranianos para se classificarem para as quartas de duplas. Eles venceram Amirhossein Hasani/Ali Hayati por 2 a 0 (21/19 e 21/13). Agora, jogarão contra os búlgaros Ivan Rusev/Iliyan Stoynov. Por outro lado, Fabrício Farias e Davi Silva perderam para os indianos Krishna Garada/Sai Pratheek por 21/12 e 21/11.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Badminton