O Brasil irá embarcar para a Argentina, a partir da próxima semana, para a disputa do Sul-Americano Sub-18 de atletismo, torneio que acontece entre os dias 6 e 8 de dezembro, na cidade de San Luis. Ao todo, 67 atletas irão representar o país na competição continental. Entre os destaques da delegação, Alessandro Borges, de 17 anos de idade e competidor das provas de campo, falou com exclusividade ao Olimpíada Todo Dia sobre sua trajetória no atletismo e as expectativas para o Sula.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
“Eu comecei (no atletismo) nos Jogos Escolares, que aconteceu na minha própria escola. A princípio eu não comecei no arremesso de peso, comecei na corrida, nos 100m. Acredito que não fui muito bem (risos), então eu parti para essa área de arremesso e lançamento. Minha técnica mesmo que me incentivou a migrar de prova, por volta de 2018, 2019”, contou Alessandro, que é treinado pela treinadora Andrea Maria Britto.
O jovem de Araçatuba, cidade no interior de São Paulo, foi um dos grandes nomes do Brasileiro Sub-18, em setembro. Ele levou a medalha de ouro nas provas de arremesso de peso (19,34m) e lançamento do disco (50,72m), além de ter sido eleito o melhor atleta do torneio. Apesar de se destacar nas duas disputas, Alessandro revelou a preferência por uma das provas. “Eu gosto mais do peso. O disco eu faço mais pra dar aquela relaxada e por obrigação, sabe? Mas o peso é a minha prova preferida”, disse.
Ele também explicou como é se adaptar nas provas de campo com pesos diferentes dos objetos, que variam conforme a idade e categoria. “No começo eu comecei com três (quilos), aí eu fui progredindo e pulei pra quatro, cinco é na categoria que eu estou (Sub-18) e o adulto só vou competir no ano que vem, quando completar 18 anos (7,26 kg). É bem difícil se adaptar, porque, querendo ou não, um quilo a mais ou um quilo a menos faz muita diferença, ainda mais no arremesso de peso que é muita força física. Mas nada que uma boa musculação e muita repetição não resolva”, falou.
- Goiás vence o São José e conquista terceira vitória na Superliga
- São Paulo fecha o calendário 2024 com o SLS Super Crown
- Minas atropela Botafogo e se isola ainda mais na liderança
- São Paulo vira e é tetracampeão da Copa do Brasil Sub-20
- Inter bate o São Paulo e garante vaga nas quartas da Copinha
Em busca do recorde do continente
Integrante da delegação que irá representar o Brasil no Sul-Americano Sub-18, em dezembro, Alessandro Borges é uma das grandes esperanças de medalha do país no evento. Ouro no arremesso de peso no torneio Sub-20, em julho, quando venceu com a marca de 18,48m, ele quer atingir ainda mais longe na Argentina.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
“No Sul-Americano eu tô com a mente de quebrar o recorde continental da categoria (Sub-18), que é 21,94m. É uma marca muito forte, só que eu sei que tenho potencial para arremessar isso”, revelou. A distância a ser batida pertence ao argentino Nazareno Sasia e foi alcançada durante os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, em Buenos Aires.
Atualmente, a melhor marca pessoal de Alessandro é 20,59m, que inclusive é o recorde brasileiro Sub-18 do arremesso de peso. Ele atingiu este feito no Gymnasiade, os Jogos Mundiais Escolares, onde foi campeão da prova e medalhista de bronze no lançamento do disco (50,22m).
Você deve estar logado para postar uma comentário Login