A saltadora Viviany Almeida de Lima, de apenas 15 anos, foi a grande destaque do primeiro dia de disputa do Brasileiro Sub-16 de atletismo, em João Pessoa-PB. Ainda na etapa qualificatória do salto triplo, a cearense atingiu a marca de 12,79m e estabeleceu um novo recorde nacional da categoria. No período da tarde, ela levou o ouro na final com 12,73m (com vento de +3.2 m/s).
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Viviany melhorou sua própria marca alcançada no mês de setembro, durante a disputa do Brasileiro Sub-18. Na ocasião, ela havia feito 12,39m, em torneio realizado no Recife. Além disso, também na competição sub-18, a cearense quebrou o recorde brasileiro sub-16 no salto em distância, com 6,10m, e venceu o prêmio de melhor atleta do evento.
“Sou muito grata. Só tenho a agradecer ao meu treinador (Jacques Guimaraens) e a todos que me apoiaram. Eu não esperava essa marca de quase 13 metros. A minha prova principal é amanhã, o distância, e aí vou dar todos os saltos”, disse a cearense.
Nascida em 22 de junho de 2009, na cidade de Russas-CE, Viviany de Lima foi descoberta em um teste na escola feito pelo professor Jacques Guimaraens e treina há três anos. “Desde então, ela está sendo trabalhada para esses resultados, tem muito talento”, afirmou o treinador. “Tenho o projeto há 33 anos para resgatar meninos da rua e a única condição para treinar é estudar”, completou.
Após sua participação no Brasileiro Sub-16, Viviany integrará a seleção brasileira na disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-18. O torneio acontecerá na cidade argentina de San Luis, de 6 a 8 de dezembro. A jovem irá competir no salto triplo e no salto em distância.
- ‘Sempre vou estar disponível para seleção’, ressalta Marta
- Brasil bate China e é campeão da Copa do Mundo por equipes
- Maior campeão Mundial busca hexa com central Flávio no time
- Final entre medalhistas mundiais marca último dia da Seletiva
- Vôlei Bauru vence e encosta no top-3 na Superliga Feminina
Ambulância é usada como iluminação em João Pessoa
Quando o dia escureceu, uma cena curiosa foi vista na Vila Olímpica da Parayba, local que acontece a competição, em João Pessoa-PB. Por conta da falta de iluminação noturna no complexo, uma ambulância foi usada como tentativa de iluminar a disputa da qualificatória do salto em altura feminino (confira a situação no vídeo abaixo).
Brenno Nascimento e Mariana Leite são os mais rápidos do Sub-16
Na segunda sessão do primeiro dia de disputa do Brasileiro Sub-16, Brenno Nascimento e Mariana Leite conquistaram a medalha de ouro na prova dos 75m rasos. Eles alcançaram, respectivamente, as marcas de 8s69 e 9s85. Já nos 1000m com obstáculos, os vencedores foram Kevin Aguero, com 2min43s21, e Thais Azarias, com 3min17s29.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Pela manhã, na primeira sessão do torneio, Letícia Oliveira venceu o salto com vara (3,21m). No lançamento do disco, os campeões foram Samuel Martins, com 54,40m, e Mikaela Hardt, com 44,52m.
*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo