Siga o OTD

Atletismo

Revezamento 4x100m é convocado para Camping nos EUA

A CBAt convocou seis velocistas para treinos e competições nos Estados Unidos visando a vaga olímpica via Mundial de Revezamentos

Revezamento 4x100m rasos do atletismo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
Foto: Wagner Carmo/CBAt

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou seis atletas para participarem do Camping Internacional do Revezamento 4x100m masculino. O período de treinamentos vai acontecer entre os dias de 22 de março a 1 de maio, na cidade de Bradenton, na Flórida, Estados Unidos. 

Felipe Bardi e Erik Cardoso encabeçam a lista, ambos do SESI-SP. Paulo André Camilo, o PA, do CAES-ES, Rodrigo do Nascimento e Gabriel Aparecido Garcia, do Pinheiros-SP também foram chamados. Por fim, Renan Gallina, de Maringá-PR, completa a equipe que treina visando a classificação olímpica no Mundial de Revezamentos. 

O grupo vai se reunir dia 22 deste mês e viajar no dia 25. Os critérios de convocação segue atletas com índice olímpico nos 100m e nos 200m, mais bem posicionados no ranking brasileiro dos 100m e o primeiro nos 200m. A janela dos resultados válidos data o período de 6 de julho de 2023 a 7 de abril de 2024. 

Além dos treinamentos, os atletas brasileiros vão competir tanto em suas provas individuais quanto com o revezamento 4x100m. O objetivo principal do Camping é justamente que o time adquira mais prática de competição. Além disso, que também se prepare para o Campeonato Mundial de Revezamentos de Nassau, Bahamas, visando vaga olímpica no evento.

Mundial e vaga olímpica

O Mundial de Revezamentos está marcado para os dias 4 e 5 de maio. A competição vai qualificar 14 equipes para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, em agosto. De acordo com a World Athletics (federação internacional), o ‘round 1’ terá as 32 equipes divididas em quatro baterias. Em seguida, os primeiros colocados de cada série avançam para a final e garantem vaga olímpica.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além disso, os demais 24 times terão outra chance no ‘round 2’ de disputas que qualificará mais 6 equipes – duas por série. Por fim, as duas vagas olímpicas restantes para o revezamento 4x100m após o Mundial da Bahamas serão preenchidas pelo ranking mundial.

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Atletismo