Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

André Rocha conquista medalha de ouro no Grand Prix de Dubai

Brasileiro marcou 20,08m e levou o ouro no lançamento de disco F52 no Grand Prix de atletismo paralímpico, em Dubai

André Rocha no lançamento de disco do Grand Prix de atletismo paralímpico de Dubai
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

O brasileiro André Rocha conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco F52 (atletas que competem sentados) no Grand Prix de atletismo paralímpico, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na manhã desta quarta-feira (14). Ele marcou 20,08m para faturar a primeira láurea dourada do país na competição.

Medalhista de bronze nesta prova no Mundial do ano passado, o brasileiro superou a concorrência do letão Aigars Apinis, que anotou 19,88m para ficar com a prata, e do lituano Kestutis Skucas, que anotou 14,92m e levou o bronze. Natural de Taubaté, André tem 46 anos de idade e ficou tetraplégico depois de cair de um muro.

Ainda nesta quarta-feira, o Brasil contou com a estreia de Giovanna Gonçalves em competições internacionais. Ela ficou na quarta colocação no arremesso de peso F32 (lesões encefálicas) com a marca de 5,06m. A ucraniana Anastasia Moskalenko levou o ouro com 6,41m, enquanto a emiradense Nura Alktebi (5,91m) e a argelina Mounia Casmi (5,46m) completaram o pódio.

Giovanna volta a competir na quinta-feira (15), último dia de Grand Prix de atletismo paralímpico. Ela disputará a prova de lançamento de club, que é a sua principal. Até aqui, o Brasil soma duas medalhas na competição. Além do ouro de André Rocha, o país foi ao pódio com Verônica Hipólito, que levou o bronze nos 200m da classe T36.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia