Siga o OTD

Atletismo

Gabriel Boza celebra melhor início de temporada no Desafio CBAt

O jovem saltador fez 7,98m e se classificou para o Sul-Americano de Cochabamba, na Bolívia

Saltador Gabriel Boza, destaque na disputa do Desafio CBAt (Foto: Gustavo Alves/CBAt)
(Foto: Gustavo Alves/CBAt)

O Desafio CBAt Loterias Caixa abriu as competições da temporada de 2024 nesta quarta-feira (10) e foi realizado para proporcionar aos atletas a oportunidade de conseguir marcas para a convocação ao Campeonato Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia, que acontecerá nos dias 27 e 28 de janeiro. No Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista-SP, o paranaense Gabriel Boza foi um dos destaques da competição no salto em distância – prova realizada na pista indoor.

Gabriel (APA-SP) venceu o salto em distância com a marca de 7,98m (-0.4) e comemorou sua classificação para o Sul-Americano de Cochabamba. Logo depois, Lucas Marcelino dos Santos (EC Pinheiros-SP) foi o segundo colocado (7,80m, 0.1), enquanto Samory Uiki (Sogipa-RS) acabou em terceiro (7,52m, -0.4).

“É a minha melhor abertura de temporada. Eu vou para o Sul-Americano, mas o meu alvo este ano são os Jogos Olímpicos de Paris. Tenho salto na perna para fazer o índice olímpico, é uma questão de ajuste”, disse Gabriel. A marca que ele busca é 8,27m – sua melhor marca é 8,04 com vento válido. “Já saltei 8,17m com vento acima do permitido e já saltei o índice em treino. Sei que é uma questão de ajustes. Vou pensar na Olimpíada”, completou.

Classificações no salto em altura

Do mesmo modo, no salto em altura do Desafio CBAt, Fernando Ferreira (2,15m) e Thiago Moura (2,10m) comemoraram a qualificação para o Sul-Americano. “Ainda está muito no começo do ano, voltei a saltar no sábado. Estou fazendo uma preparação para o Sul-Americano, mas claro que meu foco é cem por cento nos Jogos Olímpicos”, disse Thiago, do Projeto Atletismo Campeão-PE. Fernando (IEMA-SP) disse também que só fez dois treinos de salto este ano, mas quer o título sul-americano indoor em Cochabamba onde foi campeão em 2020, com 2,25m. “É um estádio muito legal o da Bolívia e estou animado.”

Vinícius Rocha Moraes (ASPMP-SP) venceu os 60m rasos com 6s64, mas que não foi o suficiente para alcançar o índice, de 6s58, para o Mundial Indoor de Glasgow, na Escócia. “Vim com a intenção de fazer o índice, mas fiz a melhor marca da minha vida nos 60m e isso significa que os meus 100m também estão bom”, comentou o atleta. Por fim, Lara Beatriz Morais da Silva (UCA-SC) venceu os 60m feminino com 7s55. 

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Atletismo