Siga o OTD

Atletismo

Brasileiros buscam voltar ao topo da Corrida de São Silvestre

Brasil contará com alguns de seus principais corredores para tentar quebrar um jejum que dura 13 anos

Fábio Correia durante a Corrida de São Silvestre
(Foto: Foco Radical)

O Brasil contará com alguns de seus melhores atletas na 98ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre. O país busca voltar ao topo para quebrar um jejum que já dura 13 anos na principal prova de rua da América Latina. A competição fechará o ano esportivo, no dia 31 de dezembro. Além dos brasileiros, haverá a presença de atletas de cinco países.

Entre os homens, as atrações estão Fábio de Jesus Correia, melhor atleta nacional na edição de 2022, com o quarto lugar, e que este ano venceu a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e também a Volta Internacional da Pampulha; Ederson Vilella, campeão da Maratona Internacional de Curitiba (2023) e da Volta Internacional da Pampulha (2019); o experiente Giovane dos Santos, seis vezes campeão da Volta da Pampulha e vencedor da Meia Maratona Internacional de Guarulhos (2021); e Sávio Rodrigues, terceiro colocado na Volta Internacional da Pampulha (2023) e quarto na Dez Milhas Garoto (2023).

“Acredito que o Brasil tem uma boa chance de brigar pelos primeiros lugares em razão do bom momento de vários atletas. Não se pode antecipar nada, mas tenho certeza que todos estão treinando forte para conseguir esse objetivo. Dá para brigar pelo pódio e pode ter certeza que vou dar o meu melhor”, afirma Fábio.

No feminino, as atrações ficam por conta de Larissa Quintão, vice-campeã da Meia Maratona Internacional de São Paulo 2023, além de estar entre as melhores nas principais provas do país; Kleidiane Barbosa, vice-campeã da Volta Internacional da Pampulha 2023 e quinta colocada da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro; Mirela Andrade, top-10 na 97ª Corrida de São Silvestre, e Jéssica Soares, top-10 no ano passado.

Retorno para a São Silvestre

Campeão da São Silvestre de 2006, Franck Caldeira competirá na edição deste ano. O atleta possui no currículo títulos das principais provas do país, como Volta Internacional da Pampulha e Maratona Internacional de São Paulo. Além disso, também foi medalhista de ouro na maratona nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.

A última vitória brasileira na Corrida de São Silvestre aconteceu em 2010, quando Marilson Gomes dos Santos venceu no masculino. Por outro lado, a última vitória no feminino veio em 2006, quando Lucélia Peres ficou com o topo do pódio.

A Corrida Internacional de São Silvestre, programada para o dia 31 de dezembro, tem percurso de 15km por ruas e avenidas paulistanas, passando por alguns dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo. A largada e chegada acontecem na Avenida Paulista. A elite masculina larga às 7h25, enquanto a elite feminina larga às 7h40, sempre no horário de Brasília.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo