Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

CPB divulga calendário de competições e eventos de 2024

Comitê Paralímpico Brasileiro divulga calendário esportivo do atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo para 2024

Na imagem, Wanna Brito realiza arremesso de peso durante o Desafio CPB/CBAT no CT Paralímpico. - calendário 2024 paralímpico
(Foto: Marcello Zambrana/CPB)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou o calendário de competições nacionais de 2024 das quatro modalidades em que atua como confederação: atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo. O calendário também contempla os eventos organizados pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, como as Paralimpíadas Escolares e o Festival Paralímpico Loterias Caixa.

O destaque internacional do ano será a realização dos Jogos Paralímpicos de Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro. Além disso, o calendário reserva para 2024 um outro grande evento: o Mundial de atletismo de Kobe, no Japão, de 17 a 25 de maio.

No calendário nacional, o primeiro semestre tem como um de seus destaques a realização do Meeting Paralímpico. Com novo formato, o evento irá percorrer todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, começando por Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC) no dia 24 de fevereiro, tanto com competições de alto rendimento como também provas para estudantes e ex-agentes das forças de segurança.

CT Paralímpico recheado de atrações

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe no primeiro semestre a Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo e de halterofilismo, ambos em março. No mês seguinte, será a vez do Open Internacional Loterias Caixa de atletismo. A seguir, a natação terá duas disputas que também servirão como seletiva para os Jogos Paralímpicos de Paris: o Open Internacional de natação e a Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Natação, ambas em maio.

Enquanto isso, o tiro esportivo estreia no segundo semestre, com a realização do Circuito Loterias Caixa em julho, no Rio de Janeiro. Em seguida, o segundo semestre contará com duas edições do Festival Paralímpico. O evento tem por objetivo apresentar de forma lúdica o esporte paralímpico para crianças com e sem deficiência. Ele será realizado simultaneamente em todas as regiões do país, nos dias 21 de setembro e 3 de dezembro. Por fim, no final do ano haverá a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, no CT, de 24 a 30 de novembro.

Confira aqui o calendário 2024

*De Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia