A temporada europeia de competições encerrou nesta segunda-feira (4) com chave de ouro para Alison dos Santos, o “Piu”. O atleta venceu a prova dos 400m com barreiras do Gala dei Castelli, em Bellinzona, na Suíça. Assim, o brasileiro chegou com o tempo de 47s50, novo recorde da competição. Além disso, marca anterior era dele mesmo, desde 2022, com 47s61. A competição valeu pela série prata do World Athletics Continental Tour-2023.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Primordialmente, Alison correu de forma consistente com uma disputa apertada contra os franceses Wilfried Happio e Ludvy Vailland. Respectivamente, os atletas fizeram dobradinha com 47s58 e 47s92, que fecharam o pódio da competição com segundo e terceiro lugar. Dessa forma, o brasileiro mostra que está se recuperando gradativamente da cirurgia que foi submetido em fevereiro.
- Vitor Tavares domina canadense e vai às quartas no Internacional da China
- Libertadores Feminina retorna a Quito com três brasileiros na disputa
- Destaques do Sub-17 no Mundial são convocados para o Sul-Americano Sub-19
- Setembro Amarelo: como o esporte pode abrir espaço para a escuta
- O que comer antes de uma caminhada longa? Veja opções simples
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Ademais, no quadro de pontos da Diamond League, o norte-americano CJ Allen soma 33 pontos em cinco etapas. O norueguês Karsten Warholm, bicampeão mundial e campeão olímpico, tem 31 pontos em quatro provas, mesma condição do francês Wilfried Happio, que tem 31 pontos em seis etapas.
Por fim, Alison correu apenas duas etapas da Liga Diamante este ano, sendo segundo colocado em Mônaco e terceiro em Zurique e soma 13 pontos, em 7º lugar na qualificação para a final.
Campeão mundial em 2022 no Oregon (USA) e quinto colocado em Budapeste-2023 (HUN), Alison está classificado para a final da Liga Diamante. A competição ocorrerá em Eugene, nos dias 16 e 17 de setembro, nos Estados Unidos. O atleta paulista de 23 anos fez seu processo de recuperação em São Paulo e no Centro Olímpico de Treinamento em Chula Vista, na Califórnia. Mesmo local onde Alison treinou para o Mundial.
*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).