Siga o OTD

Atletismo

Luiz Maurício fica no top-20 do lançamento do dardo no Mundial

Luiz Mauricio da Silva marca 77,70m, garante top-20 no lançamento do dardo e fica a dois metros de avançar no Mundial

Luiz Mauricio da Silva no lançamento de dardo do Mundial de atletismo
(Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Quatro brasileiros entraram em ação na sessão da manhã desta sexta-feira no Mundial de atletismo, em Budapeste, na Hungria. Luiz Maurício da Silva anotou 77,70m na qualificatória do lançamento do dardo e terminou na 20ª colocação, a apenas dois metros de avançar à final. Na mesma prova, Pedro Henrique Nunes finalizou em 34º. Valdileia Martins ficou próxima do PB no salto em altura, mas também parou no quali. Já no decatlo, José José Fernando Ferreira Santana, o ‘Baloteli’, disputou três provas e aparece em 21º lugar momentaneamente.

Competindo em seu primeiro Mundial, Luiz Maurício da Silva marcou 77,70m para ficar em 20º lugar na qualificatória do lançamento do dardo. Ele não avançou à final, pois apenas os 12 primeiros colocados dentre os 36 atletas na disputa se classificaram. A última vaga para a decisão ficou com o romeno Adrian Mardare, da Moldávia, que anotou 79,78m, pouco mais de dois metros acima da marca feita pelo brasileiro.

Natural de Juiz de Fora, Luiz já havia passado da casa dos 80m uma vez nesta temporada, em abril. Ele venceu uma etapa do Desafio CPB/CBAt ao marcar 82,21m. Entretanto, o mineiro de 23 anos não voltou a chegar perto da marca nas outras competições do ano. Tanto que o 77,70m registrado no Mundial foi o seu segundo melhor lançamento da temporada.

Pedro Henrique Nunes em ação no Mundial de  atletismo
Pedro Henrique Nunes é o recordista brasileiro (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Já Pedro Nunes, que vinha fazendo marcas consistentes no lançamento do dardo neste ano, acabou não tendo o mesmo desempenho em Budapeste. O amazonense de 24 anos já havia passado dos 80m em três ocasiões nesta temporada, incluindo com o recorde brasileiro da prova, em 83,89m. No Mundial, que também foi o seu primeiro, ele marcou 72,34m e ficou na 34ª colocação, longe de um lugar na final.

Valdileia Martins próxima do recorde pessoal

Entre as outras provas da manhã, Valdileia Martins marcou 1,85m no salto em altura e terminou na 27ª colocação geral. Ela acertou 1,75m e 1,80m de primeira e precisou de três tentativas para passar no 1,85m. A paranaense de 33 anos ainda tentou superar a marca de 1,89m, que seria seu recorde pessoal, mas não obteve êxito. As últimas classificadas à final marcaram exatamente essa marca.

Já no decatlo, José Fernando Ferreira Santana iniciou o Mundial em 21º lugar, com 2.368 pontos acumulados. Ele começou igualando seu recorde pessoal nos 100m rasos, com 10s77, mas depois não fez boas marcas. Baloteli anotou 6,92m no salto em distância, meio metro abaixo de seu PB, e anotou 12,90m no arremesso do peso, também abaixo de seu recorde pessoal. O líder do decatlo é o alemão Leo Neugebauer, com 2.908 pontos.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo