Siga o OTD

Atletismo

Jucilene de Lima avança para a final do Mundial pela primeira vez

Em sua quarta participação em Mundial, Jucilene Lima garantiu vaga na final do lançamento do dardo pela primeira vez

Jucilene Lima disputa prova do lançamento do dardo no Mundial de atletismo em Budapeste
(Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Jucilene Sales de Lima se classificou para a final do lançamento do dardo no Mundial de Atletismo, em Budapeste, na Hungria. A atleta de 32 anos anotou 59,76m na eliminatória da prova nesta quarta-feira (23), e garantiu a vaga com a 11ª melhor marca entre todas as competidoras, tornando-se a primeira brasileira a disputar a decisão da prova. O Brasil ainda atingiu duas semifinais nesta sessão, com Flávia Maria Lima nos 800m e Renan Gallina nos 200m.

Paraibana de Taperoá, Jucilene de Lima participa de sua quarta edição do Mundial de Atletismo, depois de ter disputado em 2013, 2015 e 2022. Ela, no entanto, jamais havia chegado à final da competição. Seu melhor desempenho havia sido em Eugene, no ano passado, quando anotou 57,13m e terminou na 19ª colocação. Além dos Mundiais, a atleta também disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, quando ficou em 15º lugar.

Jucilene Sales de Lima lançando dardo
(Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Em Budapeste, Jucilene precisava marcar 61,50m na eliminatória para se garantir de forma direta na final, ou terminar entre as 12 primeiras colocadas da disputa. Ela anotou 59,76m e ficou em quarto lugar em seu grupo, na 11ª colocação na classificação geral, e assim se garantiu na decisão. A briga pelas medalhas acontecerá nesta sexta-feira (25), às 15h20. A primeira colocada do quali foi a letã Lina Muze-Sirma, com 63,50m.

“Hoje é um dia muito feliz – sei que minha família e amigos estão me assistindo – porque fazia muito tempo que eu sonhava com uma final. Estava muito preparada, treinei muito para isso, estava me sentindo bem e sabia que era o meu momento. Graças a Deus, aos que estão comigo e ao meu treinador João Paulo (Alves da Cunha), estou na final”, disse Jucilene de Lima, cuja melhor marca pessoal é 62,89m, de 2014, recorde brasileiro.

Renan Gallina brilha em seu primeiro Mundial

Além de Jucilene, o Brasil brilhou com outros dois atletas nesta primeira sessão do dia em Budapeste. Participando de seu primeiro Mundial adulto, o jovem Renan Gallina se classificou para a semifinal dos 200m rasos. O paranaense de 19 anos foi o segundo colocado de sua bateria eliminatória com 20s44 (-0.2 m/s), sendo o 21º na qualificação geral.

Renan Gallina no Mundial de Atletismo
Renan Gallina se garantiu entre os 24 melhores do mundo nos 200m (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

“Estou voltando de lesão, tenho 19 anos, é meu primeiro Mundial, uma oportunidade muito boa para mim. Corri numa bateria boa e estou contente por me classificar com uma marca aceitável porque estou voltando ainda, com calma”, disse Renan, que tem 20s12 como melhor marca de sua vida. De acordo com ele, terá que fazer seu recorde pessoal para chegar em uma final.

As semifinais dos 200m acontecerão nesta quinta-feira, a partir das 15h20 (horário de Brasília). O britânico Zhamel Hughes fez o melhor tempo da eliminatória, com 19s99. Outros dois brasileiros competiram no quali, mas não passaram de fase. Jorge Vides foi o sexto de sua série, com 20s80 (-0.1), enquanto Lucas Rodrigues anotou 20s86 e terminou na 36ª colocação geral.

Flávia Maria também avança

Outra brasileira a se classificar para a semifinal foi Flávia Maria Lima, nos 800m. A paranaense de 30 anos anotou 2min00s92 na eliminatória, ficando em terceiro lugar em sua série e garantindo a 24ª melhor marca entre as classificadas. Foi o melhor tempo de uma brasileira na prova em oito anos – a própria Flávia havia marcado 2min00s40 no Pan de Toronto, em 2015. Ela disputou o Mundial de 2017 e a Olimpíada Rio-2016. O melhor tempo do quali foi da estadunidense Nia Akins, com 1min59s19.

Flávia Maria de Lima nos 800m em Budapeste
Flávia Maria voltou a correr na casa dos 2 minutos (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Por fim, outra prova que contou com a participação de brasileiras na manhã desta quarta-feira no Mundial de Atletismo foi os 200m feminino. Ana Carolina Azevedo marcou 23s45 para ficar em sétimo lugar em sua série (34º melhor tempo geral), enquanto Vitória Rosa marcou 23s86 e foi a oitava de sua bateria (44ª no geral). Dessa forma, elas não avançaram para a semifinal, já que o corte da classificação foi 23s02. Sha’Carri Richardson fez o melhor tempo da eliminatória, com 22s16.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo