Siga o OTD

Atletismo

Revezamentos do Brasil levam o ouro no Sul-Americano

No total, o Time Brasil conquistou mais três ouros na competição neste sábado (29)

(Divulgação/CBAT)

O Brasil ganhou cinco medalhas douradas na tarde deste sábado (29) no Campeonato Sul-Americano de Atletismo. As vitórias vieram nos dois revezamentos 4x100m, com Valdileia Martins no salto em altura, com Tatiane Silva nos 3000m com obstáculos e com José Fernando Santana no decatlo.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

No 4x100m rasos masculino, o Brasil testou uma nova formação abrindo com Paulo André Camilo, seguido por Felipe Bardi, Erik Cardoso e Rodrigo Nascimento fechando. Os brasileiros fizeram um tempo de 38s70 para levar a medalha de ouro. Paraguai (39s25) e Venezuela (39s55) completaram o pódio.

“Não ficamos feliz com o tempo, mas eu tive uma boa impressão das passagens. Agora é lapidar o trabalho e no meu caso estudar melhor o início de prova”, analisou Paulo André, sobre o revezamento.

Já na versão feminina da prova, o Brasil correu com Ana Azevedo, Vitória Rosa, Barbara Leôncio e Rosângela Santos, buscando uma vaga no Campeonato Mundial de Budapeste. As brasileiras fizeram um tempo de 43s47, ficando 12 centésimos acima da marca que classificaria o time para o Mundial.

“A gente queria a marca para classificar para o Mundial. Tivemos que fazer um ajuste de última hora com a lesão da Lorraine. E acredito que o frio que fez hoje aqui pode ter atrapalhado um pouco também”, disse a medalhista olímpica Rosangela Santos sobre a prova.

No salto em altura feminino, o Brasil contou com duas representantes. Valdileia Martins terminou em primeiro lugar com 1,84m. Já Maria Eduarda Barbosa foi a quarta colocada, com 1,75m. A prata e o bronze ficaram com as colombianas Maria Isabel Arboleda e Jennifer Rodriguez, que saltaram para 1,78m.

Conquista no 3000m com obstáculos

Já nos 3000m com obstáculos feminino, o Brasil fez uma dobradinha. Tatiane Raquel da Silva venceu a prova em 9min55s73, enquanto Simone Ferraz terminou em segundo lugar, com 9min59s44. A argentina Clara Macarena ficou em terceiro lugar, com 10min19s71.

“O frio hoje atrapalhou. Ficando sozinha na frente eu tomei muito vento e isso pesou um pouco no final. Mas estou muito feliz com a medalha. É meu terceiro título sul-americano e com esse resultado eu devo garantir a vaga no Mundial”, comentou Tatiane.

Após conquistar o índice olímpico na semifinal, Lucas Carvalho não repetiu o bom tempo na final dos 400m rasos no Sul-Americano de atletismo. O brasileiro terminou em sétimo lugar, com um tempo de 47s64. Maxsuel Santana foi o sexto colocado, com 47s04. A Colômbia fez uma dobradinha na prova, com ouro para Anthony Zambrano (45s52) e bronze para Jhon Perlaza (45s86). O argentino Larregina Elian terminou na segunda posição (45s63). No feminino, vitória da chilena Martina Weil, com 51s11, estabelecendo um novo recorde da competição. Prata para a colombiana Evelis Aguilar (51s41) e bronze para a equatoriana Nicole Caicedo (51s53). As brasileiras vieram em seguida. Tiffani Marinho foi a quarta colocada (51s83) e Tabata Vitorino a quinta (53s63).

Ouro brasileiro no decatlo

No lançamento do disco masculino, o Brasil ficou fora do pódio. Welliton Fernandes foi o quinto colocado, com 58,95m, seguido por Alan de Falchi, com 58,92m. A medalha de ouro ficou com o chileno Cláudio Romero com 63,24m. Juan Caicedo, do Equador, levou a prata (62,46m), enquanto o colombiano Maurício Ortega terminou com o bronze (60,15m).

Por fim, encerrando o dia, foram realizadas as últimas provas do decatlo. José Fernando Santana terminou em primeiro lugar, com um total de 8058 pontos, conseguindo sua melhor marca pessoal. O chileno Santiago Ford levou a prata, com 7845, enquanto Gerson Izaguirre, da Venezuela, ficou em terceiro lugar, com 7691. Lucas Cantanhede ficou na quinta posição, com 7504.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Atletismo