Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Beth Gomes quebra novo recorde mundial e conquista segundo ouro em Paris

Beth Gomes conquista bicampeonato mundial no lançamento de disco estabelecendo mais um recorde mundial

Beth Gomes no pódio do Mundial de atletismo paralímpico de Paris após novo recorde mundial do lançamento de disco
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Imparável! Poucas horas depois de se sagrar campeã no arremesso de peso, a brasileira Beth Gomes conquistou sua segunda medalha de ouro no Mundial de atletismo paralímpico, em Paris, na França, nesta quarta-feira (12). Desta vez, ela venceu o lançamento de disco da classe F53 com 17,12m, outra vez recorde mundial. Além disso, o Brasil ainda levou mais seis medalhas nas disputas da tarde. Duas delas foram de ouro, com Ricardo Mendonça e Felipe Gomes.

Na classe F53, para cadeirantes, todas as atletas fazem seus seis lançamentos de uma só vez. Beth Gomes foi a segunda a se apresentar e estabeleceu marcas imponentes logo de cara. Ela anotou 16,71m em sua primeira tentativa, já recorde do campeonato, e marcou 17,12m nas duas chances seguintes, batendo o recorde mundial. A brasileira ainda anotou 16,26m, 16,29m e 15,16m em suas três últimas tentativas.

Além de ultrapassar os 16,80m do recorde mundial que ela mesma havia feito há cerca de um mês, Beth Gomes assumiu a primeira colocação da prova e assim permaneceu até o fim da disputa. Outras cinco atletas entraram em ação e nenhuma delas conseguiu ultrapassar a brasileira. A estadunidense Cassie Mitchell foi prata, com 14,24m, enquanto a ucraniana Zoia Ovsii levou o bronze, com 14,10m.

Recorde atrás de recorde

Aos 58 anos de idade, Beth Gomes conquistou seu segundo título no lançamento de disco em um Mundial de atletismo paralímpico, repetindo o que fez em Dubai 2019, quando também bateu o recorde mundial. Vale lembrar que Beth também foi campeã paralímpica da prova em Tóquio-2020. Em Paris, ela já faturou um ouro no arremesso de peso, com 7,75m, também recorde mundial, e competirá no lançamento de dardo na segunda-feira (17).

Por fim, cabe ressaltar que Beth passou por uma reclassificação funcional em março, durante o Grand Prix Internacional de Marrakech de atletismo paralímpico. A banca de classificação internacional que avaliou a funcionalidade dos seus membros entendeu que Beth teria tônus muscular no tronco, portanto, deveria ser reclassificada para uma classe acima – passou de F52 para F53.

Chuva de medalhas no Mundial

Quem também conquistou seu segundo ouro no Mundial de atletismo paralímpico em Paris foi Ricardo Mendonça. Desta vez, ele triunfou nos 200m T37, marcando 22s59, novo recorde do campeonato. Assim como aconteceu nos 100m, o carioca também foi acompanhado de um compatriota no pódio: Christian da Costa levou a medalha de prata com 23s30. Por fim, o indonésio Saptoyogo Purnomo foi bronze a 23s39.

Ricardo Mendonça faz comemoração com os braços mostrando os músculos após título mundial
Ricardo Mendonça (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Outro medalhista paralímpico que triunfou neste dia em Paris foi Alessandro Rodrigo da Silva. Ele levou a prata no arremesso do peso F11 (cegos), com 13,43m, ficando atrás apenas do iraniano Mahdi Olad, com 13,79m. O espanhol Alvaro Cano completou o pódio, com 12,81m. Alessandro ainda competirá no lançamento de disco, prova na qual é o atual campeão paralímpico, no sábado (15).

Entre outras provas de pista, Fabio Bordignon conquistou o bronze nos 200m T35, com 25s40, melhor marca da sua vida. O ucraniano Ihor Tsvietov levou o ouro com sobras, marcando 23s30, enquanto o argentino Hernan Barreto foi prata, com 25s37. Favorito ao ouro nos 100m T11, Matheus de Lima sentiu durante a corrida final e acabou com o bronze, marcando 12s05. O sul-africano Mpumelelo Mhlongo levou o ouro, com 11s46, enquanto o egípcio Karim Ramadan foi prata, a 11s79.

O dia se encerrou com a medalha de ouro de Felipe Gomes nos 400m T11. O brasileiro deixou os favoritos da prova para trás logo no início da prova e só administrou nos metros finais para levar a vitória. Além disso, ele completou a distância em 51s00 cravados, sua melhor marca da temporada. O espanhol Gerrard Descarrega e o francês Timothee Adolphe completaram o pódio com a prata e o bronze.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia