Siga o OTD

Atletismo

Brasileiros batem recordes mundiais no 3º Desafio CPT/CBAt de atletismo

A competição também marcou o retorno de Paulo André, ex-bbb, às pistas.

Julio Agripino competiu no Desafio CBAt CPB
Alan Morici/CPB

Atletas brasileiros participaram do 3º Desafio CPB/CBAt de atletismo 2023 neste domingo (30), realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Entre os destaques estão Júlio César Agripino, Washington Junior, Jardênia Felix, Gabriel Garcia e Paulo André. A competição é de organização do Comitê Paralímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Ao todo, foram mais de 300 inscrições entre atletas paralímpicos e olímpicos. 

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Jerusa Geber e Gabriel Garcia nos jogos paralímpicos de Tóquio
Jerusa Geber e o guia Gabriel Garcia acenam no Estádio Olímpico de Tóquio 2020 (Fotos – Wander Roberto /CPB @wander_imagem)

Os destaques

Júlio Cesar Agripino bateu seu recorde pessoal na prova dos 5.000m da classe T11 (cegos) durante o 3º Desafio CPB/CBAt de atletismo 2023. O paulista, que possui o ouro na disputa de 1.500m no Mundial de Dubai em 2019, hoje cruzou a linha de chegada em 15min18s32. Seu melhor resultado anterior havia sido 15min31s78, na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa da modalidade. Com a marca deste domingo, o atleta se coloca na posição de detentor de terceiro melhor tempo do mundo.

A 3ª edição do Desafio CPB/CBAt 2023 marcou a volta também de Paulo André, ex-bbb. O atleta olímpico voltou a participar do calendário de competições no dia 30 e completou a prova dos 100m sentindo o músculo posterior a alguns metros da linha de chegada. Seu tempo foi de 11s64. “Eu senti falta da adrenalina, da sensação de ter os adversários do lado… de competir mesmo. Hoje eu matei essa saudade.”, contou PA em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia.

Paulo André Camilo correndo nas semifinais dos 100m rasos durante o Desafio CPB/CBAt de Atletismo
Paulo André Camilo voltou às pistas neste domingo (30) (Foto – Wagner Carmo/PanamericaPress)

Washington Junior disputou na classe T47 (deficiência nos membros superiores) e registrou o tempo de 10s77 nos 100m, 16 segundo a menos que sua marca anterior feita em março. A anterior era de 10s93, registrada em 25 de março, em São Paulo. Com isso, o atleta ocupa o terceiro lugar do ranking, composto também por Petrúcio Ferreira e José Alexandre da Costa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No feminino, Jardênia Felix competiu nos 400m da classe T20 (deficiência intelectual). Nesta manhã, a portiguar correu para 58s65. Em nível mundial, esse tempo de Jardênia fica atrás somente da ucraniana Yuliia Shuliar, que conseguiu completar a prova em 57s63, no dia 28 de fevereiro, em Dubai. 

A 3ª edição do Desafio CPB/CBAt 2023 também contou com o velocista olímpico Gabriel Garcia, guia da recordista mundial Jerusa Geber, da classe T11 (cegas). Em março, Jerusa bateu o recorde mundial de sua classe nos 100m. Foi com o tempo de 11s83 que a brasileira colocou seu nome no topo do esporte. Neste domingo, Gabriel venceu os 100m ao completar a distância em 10s23, melhor marca da sua carreira. “Acho que foi um presente que Deus me deu [sobre o recorde pessoal]. Não tem como não se emocionar”, disse Gabriel em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia.

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Atletismo