Siga o OTD

Atletismo

Paulo André volta a competir, mas sente contratura na coxa

Em retorno às pistas, PA faz o segundo tempo do Brasil nos 100m. Contudo, sente desconforto na coxa e perde final

Paulo André Camilo, o PA, volta a competir, mas sente contratura na coxa Desafio CPB/CBAt de Atletismo
PA, que veste traje preto, e coloca mão na coxa direita (Foto: Wagner Carmo/Panamericana Press)

Após mais de um ano parado, Paulo André Camilo voltou às pistas de atletismo. Na manhã deste domingo (30), o velocista brasileiro participou do Desafio CBAt/CPB no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Assim como o atleta, a torcida que compareceu em peso ao evento acabou frustrada com a lesão do PA durante a final dos 100m rasos. Apesar disso, fez o segundo melhor tempo do ano entre os brasileiros.

Paulo André dominou a prova desde o início. Na bateria em que competiu pela semifinal, terminou em primeiro lugar com 10s18. O tempo foi o melhor da fase e só fica atrás no ranking brasileiro de 2023 dos 10s07 de Felipe Bardi (SESI-SP), que alcançou a marca no dia 15 de abril. Na decisão, PA teve uma ótima saída e parecia caminha para uma vitória tranquila. Contudo, acabou sentindo uma fisgada na parte posterior da coxa esquerda e não conseguiu completar a prova.

Paulo André Camilo correndo nas semifinais dos 100m rasos durante o Desafio CPB/CBAt de Atletismo
Paulo André Camilo fez 10s18 e assumiu a vice-liderança do ranking brasileiro em 2023 (Wagner Carmo/PanamericaPress)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Estou muito feliz, muito contente. Era o que queria. Infelizmente, tive um imprevista na final, mas são coisas que acontecem no mundo do esporte. Faz parte do processo. Agora é continuar a trabalhar”, disse PA após a prova. O velocista estava sem competir desde a sua participação no Big Brother Brasil no ano passado.

Saudade e expctativas

A última competição de Paulo André Camilo aconteceu em outubro de 2021. Anteriormente à isso, o atleta havia corrido na semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Entre os seus objetivos com o retorno, estão o índice para o Mundial de Atletismo deste ano, assim como uma vaga no revezamento 4×100 do mesmo torneio.

“Acho que mais a sensação, adrenalina. Estava com saudade de estar com meus adversários do lado. De competir mesmo”, revelou PA sobre o sentimento do retorno. Ele ainda revelou que pretendia melhorar seu tempo e correr abaixo 10s18 na final.

“A chama ainda está acesa. Eu vou representar o Brasil daqui a menos de um ano nas Olimpíadas de 2024 em Paris. Então, ra dizer que vou brigar por muitas coisas. Agora é tratar o desconforto e focar no Nacional. Esse ano tem Pan. Então, a gente tem que trabalhar para chegar bem lá”, completou PA.

Vencedor dos 100m rasos

Com a lesão de Paulo André Camilo, o caminho ficou aberto para Gabriel Garcia ficar com o título dos 100m rasos Desafio CBAt/CPB de atletismo. O velocista, fez a sua melhor marca na carreira terminando a prova em 10s23.

“Eu voltando na primeira competição do ano e fazendo um bom resultado, já está maravilhoso. Acho que foi um presente que Deus me deu. Estava sentindo nos meus treinos que chegaria aqui e viria com esse resultado”, assim disse Gabriel Garcia. O atleta também é guia da Gerusa Weber, atleta paralímpica que bateu o recorde mundial da prova no mês passado.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Atletismo