Siga o OTD

Atletismo

Letícia Oro quer saltar além dos 7m em 2023

Após o bronze no Mundial de 2022, Letícia Oro Melo busca melhorar sua marca no salto em distância para brigar pelo pódio em Paris-2024

Letícia Oro Melo caindo na caixa de areia do salto em distância. Grãos de areia voam sobre a atleta
Letícia Oro Melo levou o bronze no salto em distância no Mundial de 2022 (Foto: Carol Coelho/CBAt)

A saltadora Letícia Oro Melo foi um dos grandes destaques do atletismo brasileiro. Ela superou a sua melhor marca pessoal no salto em distância duas vezes em pleno Campeonato Mundial para conquistar a medalha de bronze na competição. O resultado mudou a carreira da atleta que agora quer melhorar seu desempenho na prova e conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos Paris-2024.

Em 2023, Letícia terá uma série de novos desafios no atletismo. Além do Campeonato Mundial, em Budapeste, na Hungria, e dos Jogos Sul-Americanos em Santiago, no Chile, a brasileira também competir mais no circuito internacional, incluindo as etapas da Diamond League, com a elite da modalidade.

Letícia Oro Melo segura a medalha e uma bandeira do brasil
(Foto: Carol Coelho/CBAt)

A caminhada até o pódio

Letícia Oro começou no atletismo na escola, a convite de uma professora. Um dia, precisaram de alguém para competir pela sua equipe no salto em distância e lá foi ela. Letícia saltou 5,99m, quebrou o recorde da competição e começou a gostar de ganhar. “Aí me despertou a paixão pelo salto. Não tem explicação, sou completamente apaixonada pelo que eu faço”, disse a medalhista mundial.

A vaga no Mundial de Atletismo em 2022 veio após a atleta conquistar o ouro no salto em distância no Sul-Americano de 2021. Mas algum tempo depois, Letícia se machucou jogando vôlei com uns amigos e rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo. Mas ela conseguiu se recuperar em sete meses para conseguir voltar à tempo de disputar o Mundial do Oregon, onde conseguiu suas melhores marcas da carreira.

“Eu fiquei umas três semanas abalada pensando porque tinha acontecido aquilo, eu estava treinando super bem. Mas a recuperação foi melhor do que o esperado. Meu médico e minha fisioterapeuta fizeram um ótimo trabalho”, disse a atleta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Após o Mundial, Letícia Oro iria fazer uma série de competições na Europa, mas voltou ao Brasil para continuar o tratamento da lesão, focando na continuidade do ciclo olímpico. Ela competiu apenas nos Jogos Sul-Americanos e nos Jogos Abertos de Santa Catarina, conquistando a medalha de ouro nas duas competições. Mas agora, Letícia já está 100% recuperada para os desafios deste ano. “Eu estou bem melhor já. Estou me sentindo mais forte do que ano passado. Minha perna esquerda estava um pouco defasada, comparada com a direita, por causa da cirurgia, mas agora ela já está no mesmo nível”, comentou.

De olho nos sete metros

Salto em distância - Letícia Oro Melo atletismo
(Foto: Carol Coelho/CBAt)

No atletismo algumas provas possuem alvos especiais que acabam virando grandes ambições nos atletas como correr abaixo dos 10s nos 100m masculino. No caso do salto em distância feminino, a grande marca a ser alcançada é os 7m. Letícia Oro ficou próxima do alvo, ao conseguir 6,89m na final do Mundial. Mas para brigar por medalha em mais provas, a atleta quer ultrapassar essa barreira já em 2023.

“Espero esse ano já ultrapassar a barreira dos 7m. Eu e o João [técnico de Letícia] fizemos todo o planejamento para esse ano conseguir a marca. Estou bem nos treinos, muito confiante e espero continuar fazendo história”, afirmou a atleta.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Atletismo