Siga o OTD

Atletismo

Piu briga por Prêmio Melhor Atleta da World Athletics; vote!

Alisson dos Santos fechou a temporada invicto nos 400 m com barreiras, incluíndo a medalha de ouro no Campeonato Mundial e o título da Liga Diamante

Alison dos Santos atletismo Prêmio Melhor Atleta world athletics votação
(Carol Coelho/CBAt)

O brasileiro Alison dos Santos, também conhecido como Piu, é um dos dez finalistas do Prêmio Melhor Atleta de 2022 no atletismo, selecionados pela World Athletics (WA). A escolha é aberta ao público e vai até segunda-feira (31). A votação é pelas plataformas de mídia social da WA: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Um ‘like’ ou um retweet no Twitter contará como um voto.

Alisson dos Santos fechou a temporada invicto nos 400 m com barreiras, incluíndo a medalha de ouro no Campeonato Mundial e o título da Liga Diamante, essa última o principal circuito de atletismo no mundo. Piu, de 22 anos, correu três vezes abaixo dos 47 segundos em 2022 e fecha o ano como líder do ranking, que dominou desde o início da temporada. A melhor marca no ano é 46s29, tempo da medalha de ouro e do título do Mundial de Eugene, Oregon.

Votação

A fase preliminar da escolha do Prêmio Melhor Atleta indicará os cinco concorrentes que prosseguem na disputa. Os vencedores – no masculino e feminino – serão anunciados também pelas plataformas de mídia social no início de dezembro e receberão o prêmio no World Athletics Awards 2022, a tradicional festa de fim de ano da entidade.

Os 10 indicados foram selecionados por um painel internacional de especialistas em atletismo, composto por representantes de todas as seis áreas continentais do esporte. Os atletas tiveram os nomes escolhidos em função dos desempenhos no Mundial Outdoor do Oregon, no Mundial Indoor de Belgrado e no circuito da Liga Diamante.

Os integrantes do Conselho Mundial de Atletismo e da Família Mundial de Atletismo votarão por e-mail, enquanto os fãs participarão online. O Conselho Mundial contará para 50% do resultado, enquanto os votos da Família Mundial e os votos do público contarão cada um para 25%.

Adversários

Além de Alison dos Santos, foram indicados Kristjan Ceh (SLO), do lançamento do disco; Armand Duplantis (SWE), recordista mundial do salto com vara; Soufiane El Bakkali (MAR), nos 3.000 m com obstáculos; Grant Holloway (USA), nos 110 m com obstáculos; Jakob Ingebrigtsen (NOR), nos 1.500 e 5.000 m; Eliud Kipchoge (KEN), na maratona; Noah Lyles (USA), nos 200 m; Anderson Peters (GRN), no lançamento do dardo; e Pedro Pichardo (POR), no salto triplo.

Mais em Atletismo