Siga o OTD

Atletismo

Endrick de Oliveira e Moana Barroso, mais velozes no sub-16

Mychelle Rodrigues de Souza, de 13 anos, vence os 3.000 da marcha atlética

Moana Barroso Endrick de Oliveira atletismo sub-16
André Schroeder/CBAt

Dois estreantes em pódios nacionais venceram os 75 metros, a prova mais rápida da categoria, no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-16,  no Complexo Esportivo de Timbó, Santa Catarina, neste sábado (15/10). Endrick Guilherme Fernandes de Oliveira (Memorial-SP), que pratica atletismo há apenas três meses, e Moana Barbosa Barroso (UNIFOR-CE), que só larga do bloco em competições, foram os campeões da velocidade, exibindo muito talento. 

A competição termina neste domingo (16/10), com transmissão ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Os professores que estão em Timbó e de todo o atletismo brasileiro receberam parabéns pelo seu dia, 15 de outubro.

Campeões querem melhorar

Endrick de Oliveira correu 8.72 (-0.2 m/s) para ficar com o ouro – na semifinal, com 8.67 fez o seu recorde pessoal nos 75 m. “Me senti muito feliz por vencer, foi uma corrida difícil, percebi que estava todo mundo junto”, disse Endrick que foi levado ao Memorial pelo professor Antônio Cosme da Silva, depois de ser visto nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo. “Ele é muito rápido, tem só três meses de atletismo e potencial para ser atleta olímpico”, aposta Antonio Cosme. 

Júlio César Matias da Silva (Sport Club do Recife-PE) ficou com a medalha de prata em 8.73 m e Gabriel Marques Claudino (A.P.E.V. Ponta Porã-MS) com a medalha de bronze, em 8.75.

+ Disputas acirradas marcam primeiro dia do Brasileiro Sub-16

Moana Barbosa Barroso foi a campeã dos 75 m feminino com 9.79 (-0.7 m/s). Marília Mergareto Farias (AACN-SC) ficou com a medalha de prata, em 9.91, e Laura Moraes Meira (Atletismo Casa do Garoto Tupã-SP) com a de bronze, em 9.97.

“Eu tenho de melhorar a minha saída. Ainda não treino no bloco, que só uso nas competições, mas consegui uma frequência boa na corrida”, disse a atleta que no último fim de semana venceu o Norte-Nordeste Sub-16 com recorde da competição e pessoal, em 9.68. “Mas essa é a minha primeira medalha em Brasileiro”, afirmou Moana, nascida em Trairi, interior do Ceará, onde treina com a irmã Ruth Barbosa Barroso e no clube com a treinadora Sonia Ficagna.

Atleta de 13 anos é campeã na marcha atlética

Mychelle Rodrigues de Souza (CASO-DF), de apenas 13 anos, venceu os 3.000 m marcha atlética com 16:22.37. A atleta de Timbó – que recebe a competição – Kamylla Ester de Brito foi vice-campeã (FME Timbó) com 16:35.61, seguida por Mariana Dias Santos (CASO-DF), com 16:36.08. “Não foi uma prova tão complicada. Eu me esforço nos treinos e a consequência é a vitória”, disse a marchadora, que treina em Paranoá com Gilvan Ferreira.

“O que eu penso para o meu futuro? Chegar numa Olimpíada”, responde a garota que faz atletismo desde os seis anos, consequência das brincadeiras de pique pega na rua. “Eu já treinei com o Caio Bonfim e o Lucas Mazzo, mas é bem forte o treino deles, muito pegado, mas eu tento!”

+ Brasil acrescenta seis pódios e vence atletismo com 42 medalhas

Segundo João Sena Bonfim, treinador e gestor do projeto de formação do Distrito Federal, são mais de 200 jovens atletas nos núcleos de Sobradinho, Paranoá e Itapuã fazendo atletismo na base, e os resultados do trabalho se refletem em competições como o Brasileiro Sub-16. 

Nas barreiras a vitória foi de Lucas de Almeida Rosa (Corville-SC), com 13.36, nos 100 metros, e de Beatriz Camargo Monteiro Silva (ASPMP-SP), com 12.15, nos 80 metros.

Mais em Atletismo